O documentário “O Artista Mãe”, dirigido por Thaís Aguiar e Silvana Mariani, que explora a comovente relação entre o artista visual Ricardo Ramos e sua mãe Zilda, diagnosticada com Alzheimer, terá exibições especiais gratuitas em Florianópolis às 19h dos dias 14, 15 e 16 de maio, e às 10h30min do dia 17 de maio no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC). A data de encerramento também conta com música com o Trio Borealis, responsável pela trilha sonora, e bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos, Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte). A classificação indicativa é livre.
O filme, ainda em circulação na Suíça e exibido em ciclos de exibições nas Universidades de Portugal, tem recebido calorosa recepção da crítica e do público e chega a Santa Catarina para provocar reflexões sobre os entrelaçamentos entre arte, cuidado e memória. O documentário revela a jornada de Ricardo Ramos que, enquanto único cuidador de sua mãe durante 13 anos, consegue transformar os desafios diários em potência criativa. Em meio às múltiplas tarefas que envolvem o cuidado com Zilda, ambos se preparam para uma exposição, revelando como a arte pode ser um caminho de conexão mesmo diante do avanço progressivo da doença.
“O Artista Mãe” vai além da obra e expõe o artista em sua dimensão mais humana, mostrando como Ricardo encontra um espaço interior que lhe permite dar continuidade ao seu trabalho artístico, incorporando a própria mãe em seu processo criativo, melancólico e lírico, tornando mais leve a convivência com uma enfermidade que evolui gradativamente a cada dia. “O Artista Mãe” é uma obra sensível que transforma a dor em beleza e oferece um novo olhar sobre as relações de cuidado, a memória afetiva e os processos criativos contemporâneos.
SERVIÇO:
O QUÊ: Exibição do documentário “O Artista Mãe”
QUANDO: 14 a 17 de maio de 2025
ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis/SC
ENTRADA: Gratuita (sujeita à capacidade do local)
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SÁBADO, 17 DE MAIO:
10h30min – Música com o Trio Borealis (Trilha sonora do filme)
11h – Exibição do documentário
12h – Bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos (artista visual), Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte).