Hoje, José González compartilha a leve e bem-humorada faixa em espanhol “Pajarito” e seu videoclipe. Escrita com seus filhos em mente, a música combina o toque terno do violão acústico de González com melodias luminosas e cheias de encanto.
Falando sobre a faixa e sua arte de capa, ele comenta: “De vez em quando quero escrever canções que sejam atemporais, simples e despreocupadas. ‘Pajarito’ fala sobre crescer, aprender coisas e, eventualmente, tornar-se independente. Como de costume, também há um tom existencial — o sentido da vida é algo que pode emergir gradualmente à medida que conhecemos o mundo, mais como algo que você descobre por conta própria e não necessariamente algo ditado de cima. Esta foi inspirada por canções como ‘59th Street Bridge Song’ (Simon & Garfunkel) e ‘Río’ (Silvio Rodríguez), mas também por todas as canções infantis que se tornaram parte do nosso cotidiano nos últimos anos (Alice Tegnér, Georg Riedel, María Elena Walsh).”
“Esta é a sequência de ‘Lilla Gumman (Lilla G)’, que escrevi quando pensava em Laura. É claro que eu também precisava escrever uma música dedicada ao Mateo!”
Sobre o videoclipe, ele explica: “Sempre tive curiosidade sobre a tecnologia e como ela levou a humanidade até onde estamos. Entendendo o imenso potencial e as implicações imprevisíveis da inteligência artificial, senti vontade de explorar as ferramentas atuais de forma lúdica e simples para esta canção leve e divertida. Começamos a fazer prompts no Sora e no VEO em setembro, com frases como ‘Um passarinho e seu pai no arquipélago sueco, fim do verão. Desajeitado, fofo, adorável’. Depois de conversar com o criador de vídeos Jonny Sanders, decidimos transformá-lo em um videoclipe conceitual, deixando os modelos criarem a trama e os prompts visuais. Escolhemos o pintarroxo por causa de suas belas cores.”
A capa é inspirada na arte popular sueca allmoge e no cavalo de Dala. Aqui, temos um “pássaro de Dala”, pintado por Hannele Fernström e diagramado por Robert Samsonovitz.





