Após o sucesso das edições anteriores, o PAC 2025 – Pilares da Autogestão de Carreira na Música realiza sua terceira edição e, desta vez, presencial pela primeira vez, no MESC – Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis (SC). Nos dias 22 e 29 de novembro, o projeto oferece quatro workshops gratuitos voltados à formação e ao fortalecimento da cena musical catarinense, com foco na autogestão, na profissionalização e no equilíbrio entre a criação artística e os aspectos empresariais da carreira. Voltado para músicos, produtores, bandas e demais profissionais independentes, o PAC busca fomentar a autonomia e o conhecimento técnico de quem vive da música em Santa Catarina.
O primeiro workshop, no dia 22/11 (sábado), de 10h às 12h, é o “Boas Práticas na Comunicação de Artistas da Música”, será conduzido por Daniel Silva, jornalista do Portal Rifferama, e propõe uma reflexão sobre o papel da comunicação na gestão de carreira. O workshop abordará desde a criação de materiais de divulgação, como press releases e press kits, até estratégias de relacionamento com a imprensa, uso de redes sociais e ferramentas de inteligência artificial aplicadas à promoção musical. Ao final, os participantes serão convidados a elaborar coletivamente um press release, exercitando os conceitos discutidos durante a aula.
Em seguida, a aula é “Descomplicando Editais”, com Cristina Villar, convida os participantes a compreender melhor o funcionamento dos processos de seleção pública e o desenvolvimento de projetos culturais. A oficina apresenta técnicas de leitura eficiente de editais e orientações práticas para a estruturação de propostas, explorando termos e conceitos frequentemente utilizados nesses processos. A atividade culmina em uma prática coletiva de escrita de um rascunho de projeto, incentivando a autonomia dos artistas na busca por financiamento e reconhecimento institucional.
Na semana seguinte, no dia 29/11 (sábado), o curso “Cases de Produção Audiovisual”, ministrado por Willian de Souza, oferece um panorama sobre as diferentes etapas da produção de conteúdos audiovisuais, desde a concepção até a execução. A proposta parte da experiência do ministrante em projetos musicais e culturais para discutir soluções criativas, obstáculos técnicos e estratégias de produção. De forma acessível, a oficina apresenta os bastidores da criação audiovisual e estimula os participantes a desenvolverem um pequeno roteiro de filmagem, conectando teoria e prática.
Encerrando o ciclo de atividades, o workshop “Iniciação à Técnica de Som para Artistas Independentes”, com Vivian Fiori, introduz músicos e produtores aos princípios fundamentais do som ao vivo. A aula aborda conceitos como input, output e backline, e ensina a elaborar um rider técnico básico. Além disso, os participantes poderão compreender o comportamento do som no palco e aprender estratégias para otimizar a qualidade do áudio em apresentações.
O PAC 2025 reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade, destinando 50% das vagas a grupos socialmente vulnerabilizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, PCDs, LGBTQIAPN+, idosos e pessoas de baixa renda. As oficinas contam com intérpretes de Libras, e as inscrições são gratuitas, abertas pelo link https://forms.gle/8CWvoms81eWbNrzL8.
Serviço
O que: PAC 2025 – Pilares da Autogestão de Carreira na Música
Quando: 22 e 29 de novembro – 10h às 12h l 13h às 16h | 13h às 16h30
Onde: MESC – Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis/SC
Ingressos: Gratuito com inscrição
Classificação: Livre





