O Tiny Desk Brasil reúne Tim Bernardes, um dos nomes mais celebrados da música brasileira atual, e uma orquestra com dezessete músicos no episódio desta terça-feira (02), às 11h, em seu canal exclusivo. Na edição mais numerosa até então, Tim assina arranjos grandiosos para músicas de seu segundo e mais recente álbum, “Mil Coisas Invisíveis” (2022) e no repertório, sucessos como “Nascer, Viver, Morrer” e “BB (Garupa de Moto Amarela)” ganharam novas camadas, que emocionaram o público presente.
“Poder apertar os quase vinte músicos ali, naquele espaço de escritório, foi muito empolgante. Um experimento musical no qual a gente realmente tocou de forma acústica, se ouvindo e se mixando, ali entre a gente. Foi bem emocionante, com o público, o silêncio que a gente fazia nas partes baixas e o quanto a gente podia crescer musicalmente e em volume nas partes altas. Foi uma experiência realmente bem diferente.”, explica Tim, que deixou nas prateleiras do escritório como souvenir uma armação de óculos adquirida em um mercado de pulgas na Cidade do México.
Na mesinha brasileira, o artista apresentou-se ao lado de orquestra regida pelo maestro Ruriá Duprat e composta pelos músicos Tiago Paganini (1° violinos), Paloma Pitaya (1° violino), Alessandro Figueredo (1° violino), Alex Braga (2° violino), Teco Nicolai (2° violino), Heloisa Oliveira (2° iolino), Guilherme Bomfim (viola), Tania Martins (viola), Leticia Camargo (viola), Raphael Sampaio (trompete), Paulo Viveiro (trompete), Doug Bone (trombone), Doug Felicio (trombone), Wellington de Souza (sax), Jennifer Campbell (harpa), Arthur Decloedt (contrabaixo) e Charles Tixier (bateria).
Este episódio do Tiny Desk Brasil integra o ciclo de atrações apresentado por Heineken, que promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional. O Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto. Os episódios são lançados semanalmente às terças-feiras.
A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.





