Fotógrafos amadores e profissionais podem se inscrever gratuitamente na seletiva promovida pela Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, de Florianópolis, para integrar a Mostra Fotográfica “100 Anos de Luz”; inscrições seguem até 1º de maio
Em 2026, a Ponte Hercílio Luz completa 100 anos e, para comemorar, estão abertas as inscrições gratuitas para a seleção de participantes da Mostra Fotográfica “100 Anos de Luz”. A iniciativa, promovida pela Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, de Florianópolis, convida fotógrafos profissionais e amadores a enviarem imagens que retratem a ponte e seus arredores, incluindo o Parque da Luz, os mirantes da cabeceira insular e a área continental. As imagens selecionadas para a mostra vão integrar as celebrações oficiais do centenário do principal símbolo de Florianópolis.
Com curadoria dos fotógrafos Amauri Fausto, Radilson Carlos Gomes e da diretora da escola, Luíla Vômero, o projeto busca reunir diferentes olhares sobre a estrutura inaugurada em 1926, reconhecida como patrimônio histórico e afetivo da cidade. “A mostra visa reforçar o compromisso da Câmera Criativa, que há 13 anos atua na formação artística em Florianópolis, com a valorização da memória cultural e a integração da comunidade do entorno do Parque da Luz”, destaca Luíla.
As inscrições para a seletiva são gratuitas e já estão abertas no site cameracriativa.com.br/blog. Luíla explica que após o preenchimento do formulário, cada participante deverá enviar até duas fotografias, com no mínimo 2 MB, para o e-mail mostracemanosdeluz@gmail.com até o dia 1º de maio de 2026. As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco e podem ser produzidas com câmeras digitais, analógicas, pinhole ou smartphones. No site é possível acessar o regulamento completo.
A comissão organizadora fará a análise das fotos nos dias 2 e 3 de maio, e a lista com os nomes dos fotógrafos selecionados será divulgada até o dia 4 de maio nas redes oficiais e site da Escola.
A Mostra Fotográfica “100 Anos de Luz” terá duas aberturas oficiais, a primeira no dia 13 de maio de 2026, às 19h30, na Associação Amigos do Parque da Luz, que fica no Parque da Luz, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, e outra no dia 19 de junho, às 19h30, na sede da Câmera Criativa, que fica no Centro de Florianópolis.





