Com 11 faixas inéditas, disco produzido pelo artista ao lado de Michel Limma chega às plataformas em 25 de setembro e reúne electro-funk, soul, bossa nova e baladas em uma sonoridade que incorpora a sofisticação harmônica desenvolvida pelo músico ao longo das últimas décadas
Treze anos depois de seu último álbum em português, Ed Motta volta à língua materna com “Toc-Toc”, novo trabalho de estúdio que chega às plataformas digitais nesta quinta-feira, 25 de setembro. O disco reúne 11 faixas inéditas e foi produzido pelo artista ao lado de Michel Limma.
Depois de três trabalhos em inglês — “Perpetual Gateways” (2016), “Criterion of the Senses” (2018) e “Behind the Tea Chronicles” (2023) —, Ed retoma em “Toc-Toc” uma sonoridade próxima à de seus primeiros discos, revisitando o electro-funk, o soul e as baladas românticas a partir de uma produção contemporânea.
Segundo o artista, o repertório do novo álbum o reconectou com aquilo que considera seu berço musical: a soul music brasileira.
“Esse tipo de música nunca saiu da minha vitrola, independentemente da fase em que eu estava. Quando reuni os temas para o novo disco, percebi que as músicas, sobretudo com seus devidos arranjos, remetiam muito aos meus primeiros discos. Gravar em português e com esse repertório me traz de volta para meu berço, o soul brasileiro”, afirma Ed Motta.
A instrumentação eletrônica tem papel importante no álbum, com sintetizadores, synth bass, programação de bateria e teclados criando uma atmosfera que o músico define como um “senso oitentista de eletrônico”. Entre as referências presentes no trabalho estão o funk de James Brown, a soul music e a produção de artistas como Ryuichi Sakamoto.
Antes do lançamento do álbum, Ed apresentou três faixas. “Eu Quero Ser Feliz” recupera referências do electro-funk e do R&B do fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. A faixa-título, “Toc-Toc”, mergulha ainda mais no funk, enquanto “O Desejo Está Nu” leva essa estética para uma paisagem carioca inspirada nos anos 1980, com referências a Robson Jorge & Lincoln Olivetti e ao universo visual do artista japonês Hiroshi Nagai.
O álbum também traz “Casa de Frente pro Mar”, que aproxima o repertório da bossa nova, e “Glamour Hotel”, parceria com Leoni iniciada há mais de 30 anos.
Lançado pela Dwitza em parceria com o selo alemão MPS, “Toc-Toc” terá também edições físicas em CD e LP no mercado internacional.
Ouça “Toc-Toc”, novo álbum de Ed Motta, nas plataformas digitais.





