Em 2020, a Royal Danish Library apresentou a aclamada exposição Stranger Than Kindness: The Nick Cave Exhibition — um olhar sobre o universo criativo do músico, contador de histórias Nick Cave. Hoje, ela retorna como uma experiência online dinâmica e interativa, disponível ao público em todo o mundo, com um novo guia de áudio gravado por Nick Cave exclusivamente para o lançamento digital.
Com mais de 300 objetos coletados e criados por Nick Cave ao longo de seis décadas de sua vida criativa e pessoal, reunidos em instalações de grande escala, Stranger Than Kindness era uma obra de arte em si mesma. Criada para o Black Diamond da Royal Danish Library, na Dinamarca, com Cave como cocurador e codesigner, a exposição era uma fusão de biografia, autobiografia e ficção. Recebida com aclamação pelo público e pela mídia, foi nomeada pela Time Out Magazine como um dos eventos culturais imperdíveis de 2020 e, posteriormente, viajou para Montreal, no Canadá, onde foi inaugurada na Galerie de la Maison du Festival em 2022.
A nova exposição virtual permitirá que visitantes de todo o mundo tenham acesso a essa experiência única por meio de uma versão em 3D de ultra-alta resolução de sua contraparte física, possibilitando um engajamento ainda mais profundo com o conteúdo original, que inclui um vasto acervo e material recém-criado — fotografias, cartas, obras de arte, objetos, instalações, áudio e vídeo.
O guia de áudio exclusivo foi gravado em 2025 como uma conversa entre Nick Cave e a cocuradora Christina Back, permitindo que o público navegue livremente pela exposição acompanhado das próprias reflexões de Nick sobre a mostra e seu conteúdo. Os visitantes também podem ouvir as paisagens sonoras originais compostas para os espaços por Nick Cave e Warren Ellis.
A exposição virtual é baseada em um scan 3D de super-alta resolução (gigapixel) da mostra física original. Por meio da plataforma Second Canvas da MadPixel, os visitantes podem circular livremente pela versão 3D da exposição, dar zoom em objetos e obras de arte em qualidade gigapixel e explorar a ampla quantidade de conteúdo por meio de novos métodos interativos de narrativa.
Veja a exposição aqui.





