Ben Watt: a mensagem através da música

14.04.2020 | 19h54 - Atualizada em: 14.04.2020 | 19h58
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BW01 Divulgação

BLOG

Giramundo

Uma das metades da dupla Everything But The Girl, o músico Inglês Ben Watt, está lançando o quarto álbum de estúdio em carreira solo.

Com "Storm Damage", Ben Watt chega ao seu álbum mais pessoal. Apesar da Everything But The Girl não existir mais, Watt - junto com a esposa Tracey Thorn - redobrou o trabalho criativo. Ambos escreveram livros reveladores e estão voltando para a música, cada um no seu tempo.

BW02Imagem: Divulgação

Ao longo dos anos Watt navegou por vários caminhos musicais muito diferentes, dominando cada um com relativa facilidade. Embora não tenha a voz exuberante da esposa, Ben é um músico como poucos e habilidoso letrista. Após o álbum de estreia de 1983 e um hiato gigante, Watt então concentrou o discurso sobre memórias, arrependimentos e passagem do tempo nos álbuns "Hendra" (2014) e "Fever Dream" (2016) antes de, agora, no quarto álbum solo, chegar com outra linguagem e um novo conjunto de texturas.

Depois de lidar com problemas de saúde nos anos de 1990 e seguir em frente, algum tempo depois Watt perdeu a irmã e, no ano passado, o irmão. Transformar o sentimento em música é uma arte que Ben domina faz tempo, o que significa que há muito a ser dito nas composições de "Storm Damage" (2020).

O álbum "Hendra" (2014), por exemplo, segundo trabalho de estúdio do artista, dedicado a irmã, foi a primeira oportunidade de falar abertamente através da música sobre o tema 'resiliência': "Você pode empurrar as coisas para o fundo da mente, mas nunca pode esquecer. Nosso passado é composto de momentos vívidos, alguns cheios de arrependimento. Às vezes é difícil superá-los, mas no final é preciso evoluir, deixar passar e resistir." Disse o músico sobre a canção 'Forget', um dos melhores momentos de "Hendra".

"Storm Damage" pode revelar as dores de Watt mas sua resposta é de superação, demonstrando o poder da música como terapia no processo. A versatilidade do cantor, guitarrista e compositor o serve incrivelmente bem mais uma vez. Watt define o trabalho como um “jazz futurista”, embalado por piano, baixo, bateria e delicados efeitos eletrônicos.

O mais recente single, 'Figures In The Landscape', é acompanhado por um vídeo em preto e branco, dirigido pelo fotógrafo e cineasta Edward Bishop e filmado no RAK Studios em Londres, onde o álbum foi gravado, em abril de 2019.

Matérias Relacionadas