De Michael Jackson a Ariana Grande: Billboard elege os maiores popstars de cada ano entre 1981 e 2019

29.04.2020 | 19h15 - Atualizada em: 29.04.2020 | 19h26
Por Marina Martini Lopes
Editora
Apesar de falar em "pop stars", o ranking inclui bandas de rock, rappers, grupos de R&B

BLOG

Mundo Itapema

Madonna, Beyoncé, Justin Timberlake, Britney Spears e Taylor Swift são outros nomes que aparecem no ranking

A Billboard, um dos nomes mais conhecidos no universo da música e do entretenimento, divulgou uma lista para nenhum fã de pop botar defeito: The Greatest Pop Star by Year (1981-2019) é, como diz o nome, um projeto ambicioso, que lista qual artista dominou o mundo da música pop a cada ano entre 1981 e 2019. O ranking leva em conta lançamentos e vendas de álbuns e singles, turnês, premiações, e mesmo a repercussão e influência do artista nas redes sociais e no trabalho de outros músicos, por exemplo.

"O estrelato pop é, em muitos aspectos, um esporte competitivo", diz o texto introdutório do material. "Quem está em primeiro lugar nesta semana? Quem vendeu mais que quem? Quem lota os maiores estádios? Quem está levando para casa todos os Grammys, AMAs, VMAs? O público pode amar e admirar seus artistas favoritos mesmo que eles não vençam muitas dessas mini-batalhas - mas, quando eles vencem, sentem a mesma adrenalina causada por uma vitória do time da sua cidade. É uma espécie de validação: meu favorito é melhor que o seu favorito."

Apesar de falar em "pop stars", o ranking inclui bandas de rock, rappers, grupos de R&B - "desde que eles tenham tido alcance suficiente para provocar um profundo impacto naquilo que conhecemos como 'mainstream' e na cultura de modo geral", na justificativa da Billboard. "Procuramos pelos artistas que melhor definiram cada ano." O ano de 1981 foi escolhido como ponto de partida por marcar a estreia da MTV nos Estados Unidos e a popularização dos videoclipes, o que tornou aspectos visuais dos artistas e bandas (mais que aparência, e sim personalidade e estilo) mais importantes do que nunca.

Algumas curiosidades se destacam. Madonna, por exemplo, foi a primeira artista a aparecer duas vezes na lista, em 1985 e 1989. Janet Jackson tem o intervalo mais curto entre suas duas aparições no ranking: a cantora venceu em 1990 e 1993. Já Beyoncé tem o intervalo mais longo, tendo sido eleita nos anos de 2003 e 2014. A cantora é também a artista mais velha a ter sido escolhida como a maior popstar de algum ano, já que tinha 33 anos de idade em 2014 (Jennifer Lopez e Drake vêm logo atrás, com 32 anos nos anos de 2001 e 2018, respectivamente). Já Britney Spears foi a mais jovem no seu ano de destaque: ela tinha 18 anos em 1999, ano pelo qual levou o título.

Justin Timberlake é o único artista que aparece tanto como parte de uma banda (ao lado do 'NSync, em 2000) e como artista solo (em 2006); e também o único homem a ter sido eleito duas vezes. Ao lado das já citadas Madonna, Janet Jackson e Beyoncé, a única artista a vencer duas vezes é Rihanna. Também é interessante notar que, depois do 'NSync, foram eleitos apenas artistas solo: grupos e bandas (Blondie, Bon Jovi, Nirvana, Boyz II Men, TLC e Backstreet Boys) só foram escolhidos antes do ano 2000.

Alguns artistas eleitos como os maiores do ano nunca tiveram um single no primeiro lugar das paradas da Billboard: são eles Nirvana, Alanis Morissette e Backstreet Boys. Já outros jamais venceram um Grammy (pelo menos até agora) - como Blondie, Backstreet Boys, 'NSync, Jennifer Lopez, Katy Perry e Miley Cyrus. Entre os músicos do ano que já levaram Grammys para casa, Beyoncé é a que tem o maior número de troféus: são 24 no total. Kanye West vem em segundo, com 21. Beyoncé é também, entre os eleitos, o nome com o maior número de MTV Video Music Awards (26 prêmios).

Há também aqueles que venceram Oscars (Prince, Eminem, Lady Gaga, Adele) e aqueles que já partiram - entre eles, Michael Jackson, Whitney Houston, George Michael, Kurt Cobain (como parte do Nirvana) e Lisa "Left Eye" Lopes (como parte do TLC). Acesse a lista completa aqui.

Matérias Relacionadas