Black Sabbath: oito primeiros discos da banda ganham relançamento

Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Os integrantes da banda Black Sabbath, nos primeiros anos de carreira

BLOG

Let It Rock

Os primeiros álbuns do grupo ajudaram a definir o estilo heavy metal

Banda pioneira do heavy metal, o Black Sabbath ajudou a definir o gênero, especialmente com os lançamentos musicais feitos em sua primeira década na ativa: foram anos extremamente produtivos para o grupo, que, em oito álbuns, registrou canções que se tornariam icônicas, como Black Sabbath, War Pigs, Sabbath Bloody Sabbath e Symptom of the Universe. Agora, esses oito discos voltam às lojas em um box especial de vinis, intitulado The Vinyl Collection 1970-1978. A coleção sai no dia 6 de setembro.

Além dos LPs, a caixa vai trazer uma reprodução do single Evil Woman (acompanhado da faixa Wicked World) e uma nova compilação de singles em mono, batizada Monomania, com dois mixes até agora inéditos. A edição é de colecionador: numerada, a coletânea vai contar com apenas três mil cópias. Confira o conteúdo completo mais abaixo.

O box "The Vinyl Collection 1970-1978", do Black SabbathFoto: Divulgação

O Black Sabbath apresentou seu show de despedida em 2017, em Birmingham, na Inglaterra - a mesma cidade onde a banda se formou, em 1968. Depois disso, os integrantes fizeram uma última apresentação privada, gravada para lançamento em DVD. Tommy Iommi, membro fundador e guitarrista do grupo, disse à revista Rolling Stone norte-americana, na época: "Foi tão esquisito dizer tchau depois da gravação. Ninguém sabia muito bem o que dizer um ao outro. Foi até meio constrangedor. Eu acho que nós meio que só falamos 'okay, estou indo embora'."

Conteúdo de The Vinyl Collection 1970-1978:

Black Sabbath (1970)
Paranoid (1971)
Master of Reality (1971)
Vol. 4 (1972)
Sabbath Bloody Sabbath (1974)
Sabotage (1975)
Technical Ecstasy (1976)
Never Say Die! (1978)

Tracklist de Monomania:

Lado A
Evil Woman (Don't Play Your Games With Me)
Wicked World
The Wizard
Iron Man (edited version)

Lado B
Paranoid
Into The Void (edited version)
Sabbath, Bloody Sabbath (edited version)
It's Alright
Radio Spot For Black Sabbath

Matérias Relacionadas