BLOG
Os oito LPs de "The Complete Matrix Tapes" foram gravados em 1969
Um box com nada menos que 8 LPs ao vivo do Velvet Underground vai ser relançado para marcar o 50º aniversário de dois shows icônicos da banda: as apresentações feitas pelo grupo nas noites de 25 e 26 de novembro de 1969 no clube Matrix, em San Francisco. As performances foram parte de uma sequência de 18 shows apresentados na cidade californiana pela banda de Lou Reed.
The Complete Matrix Tapes foi gravado depois do lançamento do terceiro álbum do Velvet Underground, auto-intitulado, que saiu em março de 1969. As apresentações também serviram como estreia do novo baixista Doug Yule, que entrou para substituir John Cale, membro fundador do grupo, que havia se demitido no primeiro semestre do ano anterior. Mais tarde, os músicos ainda lançariam os trabalhos Loaded (1970) e Squeeze (1973).
Algumas canções do box já haviam sido lançadas em 1974, no disco duplo 1969: The Velvet Underground Live; e a maioria delas já havia estreado em CD em 2015. Nove faixas, porém, são totalmente inéditas. Algumas músicas que fazem parte da tracklist são clássicos como Waiting For The Man, Heroin, Sweet Jane e Pale Blue Eyes.
O material chega às lojas no dia 12 de julho, com notas assinadas por David Fricke, editor da revista Rolling Stone.