Brooklyn Funk Essentials compartilha "Steps (Mochi Men Remix)"; ouça

17.06.2021 | 13h00 - Atualizada em: 22.06.2021 | 10h12
Diane Bikel
Por Diane Bikel
Repórter
A nova versão dos DJs parisienses leva o ouvinte direto para as pistas de dança, em uma vibe boogie dos anos 1980

BLOG

Mundo Itapema

Ao longo de 25 anos, o Brooklyn Funk Essentials se estabeleceu como um projeto que une soul, hip-hop, rap, jazz e funk

A dupla de DJs parisienses Mochi Men fez um novo remix para Steps, parte do último álbum do Brooklyn Funk Essentials, Stay Good. Enquanto a original é um electro jazz contemplativo, a nova versão leva o ouvinte direto para as pistas de dança, em uma vibe boogie dos anos 1980. Ouça:

Ao longo de uma carreira que já se estende por 25 anos, o Brooklyn Funk Essentials se estabeleceu como um projeto audacioso que une soul, hip-hop, rap, jazz e, claro, funk. Com seis álbuns de estúdio lançados (o mais recente saiu em agosto de 2019), os Essentials surgiram no início dos anos 1990, fundados por Arthur Baker e Lati Kronlund.

O sucesso do álbum de estreia garantiu muitas turnês internacionais para a banda. Uma turnê na Turquia, em 1996, resultou no grupo gravando seu segundo álbum, In The BuzzBag, em Istambul. Uma colaboração com a banda turco-romana Laço Tayfa, liderada pelo jovem virtuoso clarinetista Hüsnü Senlendirici, o projeto injetou ritmos turcos complexos e instrumentação na já ampla paleta sonora do Essentials, garantindo aos músicos uma indicação ao Grammy. Com seu terceiro trabalho, Make Them Like It (2000), via Dorado Records, o Brooklyn Funk Essentials estava de volta ao seu som de funk-disco-jazz, apresentando sucessos como I Got Cash, Date With Baby e Mambo Con Dancehall.

Watcha Playin, lançado em 2008 pela Comet Records, marcou o fim do hiato de cinco anos da banda após o 11 de setembro. Com as favoritas dos fãs, como Dance-Free Night, The Park e Need, o grupo explorou grooves e arranjos vocais complexos e contou com a participação de Hüsnü Senlendirici e da estrela tunisiana Amina Annabi. Vinte anos após o lançamento de seu debut, o Brooklyn Funk Essentials lançou Funk Ain't Ova, pela Dorado Records, em 2015 - o que viria a ser seu lançamento de maior sucesso até o momento.

Quando o vocalista original da banda, Papa Dee, deixou a banda, em 2016, Limerick se tornou o novo vocalista, junto com o cantor e guitarrista Desmond Foster. A gravação do álbum seguinte, Stay Good, começou em 2018, em Estocolmo, Suécia, e Birmingham, Reino Unido. O single No Strings foi lançado em dezembro de 2018, alcançando rapidamente mais de meio milhão de streams do Spotify.

Matérias Relacionadas