BLOG
John Legend, Cat Stevens e Mahershala Ali estão entre os artistas que apoiam e promovem a campanha
No ano passado, a casa onde Nina Simone passou a infância, em Tryon, Carolina do Norte, ganhou o status de Tesouro Nacional, concedido pelo National Trust for Historic Preservation dos Estados Unidos. Agora, a organização lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar a restaurar e preservar a antiga casa da cantora e ativista. A modesta construção inspirou músicas como Mississippi Goddam e Four Women.
Entre os artistas que já declararam seu apoio à campanha estão John Legend, Yusuf/Cat Stevens, Talib Kewli, Mahershala Ali e Issa Rae. O público já pode fazer doações por meio do site IndieGoGo; e também comprar novos itens de merchandise inspirados na vida e obra de Nina, como camisetas, pins e cartões postais - as novas artes são assinadas pela desenhista Dara Coulter; e terão parte da renda revertida para o processo de restauração da casa.
"Espaços nos Estados Unidos dedicados à história e ao legado de pessoas negras, especialmente mulheres negras, são muito poucos hoje em dia", afirmou Legend, no anúncio oficial da campanha. "Preservar lugares como o lar de infância de Nina Simone ajuda a manter viva sua poderosa história. Eu estou orgulhoso por fazer parte desse tributo à busca incessante de Nina por liberdade musical, pessoal e política."