Chet Baker: coleção especial será lançada este mês

11.11.2019 | 15h25 - Atualizada em: 13.11.2019 | 15h49
Leo Almeida
Por Leo Almeida
CB01divulgação

BLOG

Giramundo

O conjunto especial 'Chet Baker - The Legendary Riverside Albums', apresenta a produção do músico gravada e lançada entre 1958 e 1959.

A Craft Recordings homenageia um dos grandes artistas de jazz do século XX, Chet Baker, com o lançamento em 22 de novembro do conjunto de cinco LPs de luxo "The Legendary Riverside Albums". A coleção traz sua produção como líder da renomada gravadora de jazz Riverside apresentando todo material que o músico gravou e lançou entre 1958 e 1959.

CB02divulgaçãoFoto: divulgação

Os títulos da coleção são "(Chet Baker Sings) It Could Happen To You", "Chet Baker In New York", "Chet Stereo" e "Chet Baker Plays The Best Of Lerner And Loewe". Parceiros pioneiros como Bill Evans, Johnny Griffin e Kenny Burrell aparecem nas gravações retiradas das master tapes analógicas originais pelo engenheiro de masterização Kevin Gray. As faixas foram especialmente gravadas em vinil para este conjunto.

Também faz parte da caixa um disco bônus com versões alternativas das sessões, além de uma foto de colecionador e um livreto de 16 páginas com fotos e novas anotações do historiador de jazz Doug Ramsey. O material também será lançado digitalmente, incluindo formatos em alta resolução.

Baseado em Los Angeles, o inigualável trompetista e cantor Chet Baker (1929-1988) morreu jovem, mas veio destinado a ser uma das figuras mais românticas, enigmáticas e inovadoras do jazz. Depois de surgir no início de 1950, tocando com artistas como Charlie Parker, Gerry Mulligan e o pianista Russ Freeman, Baker assinou um contrato de quatro álbuns com a Riverside, sediada em Nova York, no final de 1950, época em que ele era conhecido pelo seu “cool jazz”. Agora a obra do mestre é devidamente celebrada nesta nova coleção, que está disponível para pré-encomenda aqui.

Matérias Relacionadas