BLOG
Cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 18 de janeiro
Dez filmes foram escolhidos para disputar o prêmio do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos. Na lista está o ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme, 1917, assim como outras figurinhas que vem se repetindo nessa temporada de premiações: O Irlandês, Coringa, Era uma Vez em... Hollywood e História de um Casamento são alguns deles.
Parasita, longa do sul-coreano Bong Jonn-ho que acumula troféus desde que ganhou a Palma de Ouro da última edição de Cannes, também integra a lista. Ficaram de fora, porém, títulos aclamados pela crítica, como Dois Papas, do brasileiro Fernando Meirelles e Uncut Gems, dos irmãos Josh Safdie e Benny Safdie.
Ao contrário do Globo de Ouro, que não selecionou nenhuma diretora mulher em suas categorias principais, os membros do sindicatos incluíram Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, na seleção.
O sindicato é conhecido por antecipar os títulos que figuram no Oscar, uma vez que uma parte de seus associados também está na academia. Desde a sua fundação, há 30 anos, 21 dos ganhadores do troféu da associação também ganharam a estatueta de Melhor Filme no Oscar. Foi o caso, inclusive, no ano passado, com Green Book.
A 31ª cerimônia de premiação do Sindicato dos Produtores será realizada no dia 18 de janeiro, no Hollywood Palladium, em Los Angeles, EUA.
Melhor filme
Melhor animação
Melhor série de drama
Melhor série de comédia
Melhor minissérie
Melhor filme para a TV
Melhor série de não-ficção
Melhor programa ao vivo ou talk show
Melhor programa competitivo
*por GaúchaZH