• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Dança contemporânea ganha destaque na Maratona Cultural

Maria Coelho Por Maria Coelho
20/03/2026
Tempo de Leitura: 2 mins
Dança contemporânea ganha destaque na Maratona Cultural

ENCANTADO - Lia Rodrigues / Crédito: Sammi Landweer

   

O Centro Integrado de Cultura (CIC) é o endereço da dança contemporânea na programação da Maratona Cultural de Florianópolis, reunindo dois espetáculos que colocam o corpo em diálogo com questões do cotidiano. Nos dias 20 e 22 de março, o espaço recebe “Encantado”, da Lia Rodrigues Companhia de Dança, do Rio de Janeiro, e “Eu não sou só eu em mim“, do grupo catarinense Cena 11, um dos nomes mais reconhecidos da dança contemporânea brasileira.

Abrindo a programação, na sexta-feira (20), às 20h, “Encantado” propõe uma experiência atravessada pela ideia de espiritualidade, transformação e coletividade. Criado no contexto da pandemia, o espetáculo é inspirado nos “encantados”, entidades presentes em cosmologias afro-ameríndias que transitam entre o céu, a terra e os elementos da natureza.  O espetáculo convida o público a refletir sobre a responsabilidade coletiva diante do futuro sustentável e espiritual do planeta, investigando outras formas de existência. 

Já no sábado (22), às 17h, o Cena 11 apresenta “Eu não sou só eu em mim“, uma criação que problematiza o conceito de identidade a partir de um olhar crítico sobre a ideia de “povo brasileiro”, em diálogo com o pensamento de Darcy Ribeiro. O espetáculo propõe um contraponto anarco-coreográfico em que o corpo é entendido como campo de conhecimento, atravessado por forças emocionais e sociais, criando uma dança que desafia estruturas e reorganiza relações. 

Para a produtora do grupo, Karin Serafin, participar da Maratona Cultural também é uma forma de ampliar horizontes e de criar encontros inesperados entre diferentes públicos. “É muito importante para a gente fazer parte de um evento tão grande que reúne tantas áreas da cultura. Uma pessoa que, às vezes, se interessa por uma linguagem acaba conhecendo outras por estar nesse contexto”, destaca.

Ela também ressalta a importância das condições técnicas oferecidas pelo CIC para a apresentação do espetáculo e o significado de voltar a se apresentar em Florianópolis: “dançar em casa, dentro da Maratona e no aniversário da cidade, é muito especial para nós”. Voltar a dançar em Florianópolis, especialmente no contexto do aniversário da cidade, se tornou uma espécie de reencontro com a própria casa para o Cena 11. 

Ao longo dos quatro dias de festival, serão 44 apresentações distribuídas por diferentes espaços da região central da cidade, do circo ao teatro lambe-lambe. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados nos próprios locais, no dia de cada apresentação, com limite de um ingresso por pessoa. No Teatro Ademir Rosa (CIC), a partir de 2h antes do início de cada espetáculo; já nos demais espaços e teatros, 1h antes do início de cada espetáculo. 

Tags: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Matéria Anterior

Cia Lápis de Seda chega com espetáculo “Desapego”

Próxima Matéria

MACROPHONES lança videoclipe de “Terras Baixas” 

Relacionadas Posts

Exposição reúne nomes da arte contemporânea para refletir sobre a natureza
Agenda Itapema

Exposição reúne nomes da arte contemporânea para refletir sobre a natureza

Por Maria Coelho
13/04/2026
O Dromedário Loquaz leva “O Pequeno Príncipe” a 12 cidades de Santa Catarina
Agenda Itapema

O Dromedário Loquaz leva “O Pequeno Príncipe” a 12 cidades de Santa Catarina

Por Maria Coelho
11/04/2026
Florianópolis recebe o Ratha Yatra
Agenda Itapema

Florianópolis recebe o Ratha Yatra

Por Maria Coelho
10/04/2026
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis celebra seus 25 anos
Agenda Itapema

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis celebra seus 25 anos

Por Maria Coelho
10/04/2026
Pátio Milano aborda neurodiversidade em talk com especialistas
Agenda Itapema

Pátio Milano aborda neurodiversidade em talk com especialistas

Por Maria Coelho
10/04/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados