Descobrimos um super 'Lado B' de Sade

25.07.2019 | 18h31 - Atualizada em: 27.07.2019 | 11h23
Leo Almeida
Por Leo Almeida
SADEADU

BLOG

Giramundo

Entre as colaborações de Sade em trilhas sonoras, encontramos um momento especial, uma volta aos anos de 1980.

Ainda imersa no estúdio trabalhando em seu novo álbum, Sade deu indícios em 2018 de que estava (quase) pronta para voltar. Depois de contribuir na trilha sonora do filme da Disney ‘Uma Dobra no Tempo’ com a primeira faixa inédita em sete anos, “Flower of the Universe”, e de apresentar uma segunda música inédita através do longa ‘As Viúvas’, do diretor Steve McQueen, ambos singles lançados em 2018, Sade voltou ao silêncio, ou melhor, ao processo de estúdio. Enquanto aguardamos ansiosos o novo álbum, na linha das descobertas e do 'você precisa conhecer', achamos uma pérola!

SADEADUABSBEFoto: divulgação

Há 33 anos, em 1986, as telas de cinema ganhavam uma versão de "Absolute Beginners", longa estrelado por David Bowie, Patsy Kensit e Eddie O'Connell, baseado no romance de Colin Maclnnes, sobre a juventude londrina dos anos 50.

Dirigido por Julien Temple - mesmo diretor de "The Great Rock´n Roll Swindle" com os Sex Pistols e do documentário sobre a vida de Joe Strummer do Clash, "The Future is Unwritten" - a película narra os primórdios da influência da revolução comportamental americana nos lares ingleses de classe-média. Na década seguinte, os britânicos dariam o troco com a 'invasão' da "Beatlemania" e do "Britpop" na América.

Mesmo sendo um fracasso de bilheteria, com o tempo, "Absolute Beginners" se tornou "Cult". Uma das razões para esse "status" é a trilha sonora. E é isso que nos interessa! A faixa título do filme é assinada por ninguém menos que David Bowie e, entre os destaques, estão nomes como The Style Coucil, o grande pianista canadense Gil Evans (parceiro de Miles Davis) e Ray Davies (The Kinks). Mas, um dos melhores momentos do filme e da trilha é a participação de Sade.

A canção "Killer Blow", mostra uma Sade Adu como você nunca viu. Enquanto desliza seu timbre inconfundível em cena, no melhor visual 'Cabaret Vintage', a cantora aparece de cabelos curtos evocando o clima retrô de uma Londres, na visão do diretor, do final dos anos de 1950. Em breve você vai ouvir este super 'Lado B' de Sade na programação da itapema. Na linha das descobertas e do 'você precisa conhecer', clique no 'play' e aumente o som...  

Matérias Relacionadas