• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Documentário sobre arte, memória e afeto recebe programação especial no Museu Victor Meirelles

Redação Itapema Por Redação Itapema
14/05/2025
Tempo de Leitura: 2 mins
Ricardo Ramos e sua mãe Zilda - Crédito de imagem: Hans Jörg Hüeblin

Ricardo Ramos e sua mãe Zilda / Crédito de imagem: Hans Jörg Hüeblin

   

O documentário “O Artista Mãe”, dirigido por Thaís Aguiar e Silvana Mariani, que explora a comovente relação entre o artista visual Ricardo Ramos e sua mãe Zilda, diagnosticada com Alzheimer, terá exibições especiais gratuitas em Florianópolis às 19h dos dias 14, 15 e 16 de maio, e às 10h30min do dia 17 de maio no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC). A data de encerramento também conta com música com o Trio Borealis, responsável pela trilha sonora, e bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos, Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte). A classificação indicativa é livre.

O filme, ainda em circulação na Suíça e exibido em ciclos de exibições nas Universidades de Portugal, tem recebido calorosa recepção da crítica e do público e chega a Santa Catarina para provocar reflexões sobre os entrelaçamentos entre arte, cuidado e memória. O documentário revela a jornada de Ricardo Ramos que, enquanto único cuidador de sua mãe durante 13 anos, consegue transformar os desafios diários em potência criativa. Em meio às múltiplas tarefas que envolvem o cuidado com Zilda, ambos se preparam para uma exposição, revelando como a arte pode ser um caminho de conexão mesmo diante do avanço progressivo da doença.

“O Artista Mãe” vai além da obra e expõe o artista em sua dimensão mais humana, mostrando como Ricardo encontra um espaço interior que lhe permite dar continuidade ao seu trabalho artístico, incorporando a própria mãe em seu processo criativo, melancólico e lírico, tornando mais leve a convivência com uma enfermidade que evolui gradativamente a cada dia. “O Artista Mãe” é uma obra sensível que transforma a dor em beleza e oferece um novo olhar sobre as relações de cuidado, a memória afetiva e os processos criativos contemporâneos.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exibição do documentário “O Artista Mãe”

QUANDO: 14 a 17 de maio de 2025

ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis/SC

ENTRADA: Gratuita (sujeita à capacidade do local)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SÁBADO, 17 DE MAIO:

10h30min – Música com o Trio Borealis (Trilha sonora do filme)

11h – Exibição do documentário

12h – Bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos (artista visual), Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte).

Tags:
Matéria Anterior

Florianópolis recebe 15 expositores na 5ª edição da Feira de Cerâmica

Próxima Matéria

Sofi Tukker anuncia novo álbum “Butter”

Relacionadas Posts

Gavina apresenta exposição inédita de xilogravuras em Florianópolis
Agenda Itapema

Gavina apresenta exposição inédita de xilogravuras em Florianópolis

Por Redação Itapema
27/06/2025
Homens Pink: espetáculo celebra o Dia do Orgulho LGBT+ em Florianópolis
Agenda Itapema

Homens Pink: espetáculo celebra o Dia do Orgulho LGBT+ em Florianópolis

Por Redação Itapema
27/06/2025
Livro “No chão da sala de aula” é lançado na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis
Agenda Itapema

Livro “No chão da sala de aula” é lançado na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis

Por Redação Itapema
26/06/2025
Mais de 1.200 filmes são inscritos no FAM 2025
Agenda Itapema

Mais de 1.200 filmes são inscritos no FAM 2025

Por Redação Itapema
22/06/2025
Carolina Brum apresenta show “Saudades de Tom” no Berlin
Agenda Itapema

Carolina Brum apresenta show “Saudades de Tom” no Berlin

Por Redação Itapema
24/06/2025
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados