A exposição “Musas em Retratos: 8 inspirações em Florianópolis” nasce do olhar sensível da artista multidisciplinar Eliza Makray, que neste novo projeto utiliza a fotografia, a botânica, a história e o patrimônio imaterial como recursos para homenagear mulheres reais e suas biografias. Oito mulheres de Florianópolis, que atuam em diferentes frentes – na política, na cultura, na educação, na arte, no direito, na comunicação, na gastronomia, no ativismo, na saúde e nas tradições populares – foram convidadas a se transformarem em musas contemporâneas, celebrando suas histórias e suas contribuições em Florianópolis. A abertura será nesta sexta-feira, 14 de novembro, das 19h às 21h30, na Galeria LAMA, Centro de Florianópolis.
Com direção artística e produção de arte de Eliza Makray, fotografia de Letícia Ichnaz e direção de produção executiva e de comunicação de Inês Hübner, a série mergulha em princípios do ecofeminismo, entrelaçando corpo, natureza e existência. Cada retrato é resultado de um processo colaborativo em que as participantes são convidadas a escolher plantas que fazem parte de suas vidas ou memórias afetivas, que então são utilizadas na composição das imagens. O gesto simbólico traduz a relação de cada mulher com o ambiente que a cerca.
A mostra apresenta uma linguagem visual que celebra a natureza como extensão do ser, evidenciando a potência da diversidade e a beleza das individualidades. Ao dar visibilidade a mulheres de destaque em suas áreas, o projeto também reafirma a importância de reconhecer, valorizar e eternizar suas histórias, suas lutas e suas formas de existir. Também propõe um olhar carinhoso sobre os corpos femininos, dialogando com conceitos de ecologia, sustentabilidade, biodiversidade, pluralidade e empoderamento feminino.
As 8 Musas inspiradoras desta edição são: Thais Becker, pesquisadora e advogada, que transforma sua vivência como mulher com deficiência em pesquisa e militância feminista; Rosângela de Freitas, gestora social e fundadora do Instituto Reverbera, que amplia vozes negras e femininas através da cultura e da educação; Ingrid Sateré-Mawé, primeira vereadora indígena de Florianópolis, liderança política que luta por uma cidade mais justa, inclusiva e diversa; Paula Guimarães, jornalista e cofundadora do Portal Catarinas, que dá visibilidade às histórias e lutas das mulheres por meio do jornalismo feminista; Mirê Chagas, mulher negra e trans, ativista dos movimentos sociais e ambientais, símbolo de resistência e dignidade nas periferias da cidade; Dona Zenaide, a Capitã do Pedacinho do Céu, pioneira pescadora e ícone da culinária ilhéu, que alimenta o corpo e o espírito da comunidade do Pântano do Sul; Helena Vidal de Oliveira, liderança quilombola, guardiã da memória e da luta por reconhecimento das comunidades negras que formaram a história da Ilha; Naolí Vinaver, parteira mexicana e educadora, que une tradição e ciência em práticas de nascimento humanizado, conectando mulheres à potência do corpo e da vida
“Musas em Retratos é uma celebração das mulheres e das relações que cultivamos com o mundo natural”, resume Eliza Makray.
O evento de encerramento, no dia 28 de novembro (sexta-feira), às 18h, contará com uma roda de conversa com a Dra. Daniela Rosendo, pesquisadora, educadora e referência em ética, filosofia política e ecofeminismo, encerrando o ciclo de homenagens e reflexões proposto pela exposição.
Sobre Eliza Makray
Para compreender a mulher e a artista por trás de “Musas em Retratos”, é preciso conhecer a trajetória de Eliza Makray. Nascida no interior de São Paulo, ela cresceu em uma chácara que hoje é considerada um jardim botânico. Filha de uma paisagista e artista, e neta de um pioneiro em reflorestamento no estado, Eliza viveu desde cedo uma profunda conexão com o universo das plantas e com os processos naturais. Seu pai, engenheiro químico e fotógrafo de plantas, fundou a primeira empresa de óleo essencial do Brasil, o que também marcou sua relação com o mundo vegetal e com a fitoterapia.
Eliza viveu desde cedo uma profunda conexão com o universo das plantas e com os processos naturais graças a um contexto de criação. De um lado inspirações de sua mãe paisagista, ambientalista e artista e avós preocupados com uma contribuição social que valorizasse as culturas tradicionais brasileiras e o poder revolucionário da música. Do outro, avós paternos comprometidos com o autoconhecimento, ética, arte e iniciativas exemplares e pioneiras de reflorestamento, pai engenheiro químico e fotógrafo de plantas, fundador da primeira empresa de óleos essenciais do Brasil, o que também marcou sua relação com o mundo vegetal e com a fitoterapia.
As viagens em família, sempre guiadas por uma curiosidade pelas culturas naturais, pela música, pela comida e pelos saberes tradicionais, despertaram nela a admiração pela diversidade e pelo fazer manual. Ainda criança, frequentava ateliês de arte e sua primeira exposição coletiva foi aos 10 anos de idade; aos 18 anos ingressou na FAAP/SP, onde cursou Artes Plásticas. Em 2009, fez um curso de introdução à medicina ayurvédica na Índia e iniciou seus estudos sobre a saúde da mulher, parto e nascimento, formando-se doula e no ano seguinte iniciou Naturologia na Unisul, quando se mudou para em Florianópolis. Junto a faculdade de Artes Visuais se dedicou ao aprofundamento da Antroposofia através de cursos e formações, incluindo O Futuro da Aprendizagem e Terapia Artística.
Toda essa trajetória se traduz em uma produção artística profundamente ligada à natureza e ao feminino. Eliza utiliza elementos orgânicos – flores, caules, cascas, frutos, sementes e pigmentos naturais – para criar tintas e composições que se tornam matéria poética de sua arte. Desde 2021, quando começou a série “Musas em Retratos”, o reino vegetal é parte essencial do processo: a artista cria retratos a partir de uma produção artística em mulheres utilizando plantas, celebrando o encontro entre corpo, território e natureza. Agora em Musas em Retratos: 8 inspirações em Florianópolis a exposição agrega a difusão de biografias de importantes mulheres em Florianópolis.
Serviço
O que: Exposição “Musas em Retratos: 8 inspirações em Florianópolis”
Local: Galeria LAMA, Florianópolis
Abertura: Sexta-feira, 14 de novembro, das 19h às 21h30
Encerramento: Sexta-feira, 28 de novembro, às 18h – roda de conversa com a Dra. Daniela Rosendo
Entrada gratuita
Mais informações pelo Instagram da artista





