Filme "Benzinho" vence 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Adriana Esteves e Karine Teles no longa "Benzinho"

BLOG

Mundo Itapema

Cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira em São Paulo

Pela primeira vez realizado em São Paulo, o 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anunciou seus vencedores na noite desta quarta-feira (14), no Theatro Municipal. A cerimônia consagrou o longa Benzinho, de Gustavo Pizzi, que levou o caneco em seis das principais categorias: filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, melhor roteiro original e montagem de ficção. A premiação é considerada o "Oscar Brasileiro" e por quase duas décadas foi realizada no Rio de Janeiro.

O filme narra a história de uma mãe que precisa lidar com a partida do filho para a Alemanha, na tentativa de ganhar a vida como jogador de handebol. A atriz Adriana Esteves, que interpreta Irene, a mãe, ao receber o troféu de melhor atriz coadjuvante, admitiu, no palco, não saber por qual filme estava sendo premiada - já que também estava indicada pela atuação no longa Canastra Suja.

O longa O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, ficou com os prêmios de direção de fotografia, roteiro adaptado, direção de arte, figurino, maquiagem e efeito visual, além de levar o Grande Otelo. Já Chacrinha: O Velho Guerreiro levou os troféus nas categorias de ator, som e a votação popular de melhor longa de ficção. Ainda entre as premiações, teve melhor filme de comédia (Minha Vida em Marte), melhor documentário (Ex-Pajé) e até um prêmio para o único inscrito na categoria longa em animação (Peixonauta). Stepan Nercessian foi escolhido o melhor ator por Chacrinha - O Velho Guerreiro e Matheus Nachtergaele, o melhor ator coadjuvante, por O Nome da Morte. No total, 33 categorias foram premiadas.

O tema deste ano foi a relação entre a música e o cinema nacional. A premiação também foi carregada de discursos com tons políticos e em defesa ao audiovisual brasileiro.

Confira o trailer de Benzinho:

*por GaúchaZH

Matérias Relacionadas