No próximo sábado, dia 1º, começa a 15ª edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, em Florianópolis, Canelinha, Imbituba e Nova Veneza. A data será marcada pela estreia nacional de Yael Rasooly (França/Israel), no Teatro Ademir Rosa, Florianópolis, às 20h. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla e a chegada ao teatro deve acontecer uma hora antes do início da peça. Às 19h, haverá intervenção teatral com a Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis).
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, o FITA é um dos mais queridos e importantes festivais do Sul do país: em 15 anos de história já levou o teatro de animação para 25 cidades catarinenses. Esta edição, comemorativa de 15 anos, explora três eixos temáticos: meio ambiente,acessibilidade e tecnologia na relação com teatro de animação, tanto nos espetáculos selecionados pela curadoria quanto no Diálogos Petrobras – espaço onde acontecerão oficinas formativas e conversas importantes para o setor cultural e para o público em geral.
No espetáculo Edith & Me, na abertura do FITA, uma cantora é misteriosamente silenciada e imobilizada, impossibilitando sua atuação. Mas ela não está sozinha – a icônica Edith Piaf está lá para tirá-la da cama e trazê-la de volta à vida. “Edith and Me” é um espetáculo solo com marionetes, objetos e canto, criado por Yael Rasooly. A classificação indicativa é 16 anos.
A peça foi idealizada pela diretora, cantora e atriz bonequeira Yael Rasooly, nascida em Jerusalém, que se baseia numa linguagem que combina teatro de animação, artes visuais e música. Desde 2006, Yael se apresenta em importantes festivais internacionais pela Europa, Estados Unidos, América do Sul e Extremo Oriente. E, desta vez, para a sorte do público foi a vez de Floripa!
“Iniciamos a programação com um espetáculo potente e que estreia no Brasil aqui no FITA. Assim como ele, teremos também espetáculo do diretor espanhol Roberto White no encerramento”, afirma Sassá Moretti , da coordenação do festival, junto a Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach.
Antes da abertura, às 19h, acontece a intervenção teatral “YETI – ERRO 404 – gelo não encontrado”, da Peregrina Teatro, companhia de Florianópolis.
O Yeti é uma grande criatura da neve acompanhada por uma dupla de exploradores humanos e sua “Máquina de Resfriamento Global”. Eles destacam a urgência de agir a respeito das mudanças climáticas. Um boneco gigante sobre pernas de pau em uma jornada que torna-se uma metáfora visual e lúdica de um colapso em andamento.
Domingo (2) com Diálogos Petrobras e espetáculo de sombras na Igrejinha da UFSC
Um dos destaques desta edição, o Diálogos Petrobras é um espaço para apreciação e reflexão, onde acontecerão oficinas formativas e conversas importantes para o setor cultural e para o público em geral, reforçando assim a importância dos temas desta edição – acessibilidade, meio ambiente e tecnologia – para construção da cidadania e promoção do sentimento do pertencimento das pessoas junto aos movimentos culturais.
No domingo (2) acontece a apresentação do espetáculo “Além da heroína, uma história de Anita Garibaldi”, da Cia O Sombrista (Turvo/SC), seguido de bate-papo entre público e artistas. O espetáculo começa às 19h e será acessível em Audiodescrição. A retirada do ingresso gratuito será uma hora antes, no local.
A partir de segunda-feira (3), a programação é diversa e atende público de todas as idades, com espetáculos, oficinas, mesas de conversas e bate-papos.
Quem você vai ver no FITA
No total são 13 espetáculos de teatro de animação, sendo 11 brasileiros, 10 deles inéditos em Florianópolis, e 2 internacionais. As companhias internacionais são Yael Rasooly (França / Israel) e Roberto White (Espanha). As nacionais selecionadas, representando cinco estados brasileiros, são Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis / SC), Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro / RJ), Projeto GOMPA (Porto Alegre / RS), Cia. O Sombrista (Turvo / SC), La Luna Cia. de Teatro (Canelinha / SC), Lótus Cia. de Teatro (Florianópolis / SC), Cyathus Teatro de Animação (Nova Veneza / SC), Cia. Lumiato (Brasília / DF), Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas / RS) e Trupe Motim de Teatro (Quixeré / CE) – este pela primeira vez no festival.
Além dos espetáculos convidados, a mostra Pequenas Cenas leva ao palco alunos da UFSC, UDESC e IFSC e seus trabalhos acadêmicos. “Eles representam aquele primeiro momento de criação do FITA. É um dos aspectos que sustenta nosso festival”, reflete Sassá Moretti.
PROGRAMAÇÃO 15º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação
Ingressos:
Espetáculos no TAC e no CIC: Sympla – links dos eventos em www.fitafloripa.com.br
Espetáculos em outros espaços: retirada uma hora antes no local
Atividades formativas – links dos eventos em www.fitafloripa.com.br
Verifique classificação indicativa





