Folk, rock e grunge: artista radicado em Florianópolis reúne suas influências musicais em disco autoral

Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
O músico Daniel Arena, radicado em Florianópolis

BLOG

Mundo Itapema

Daniel Arena promove o álbum "Urania" e lança as versões acústicas "The Urania Sessions"

Folk, rock e grunge: o artista Daniel Arena reúne no álbum Urania suas influências e estilos, e define o disco como "um verdadeiro álbum de memórias" - memórias que foram traduzidas pelo cantor, compositor e instrumentista em quinze faixas autorais, algumas cantadas, outras instrumentais. "Todas têm uma história para contar", diz Daniel. O trabalho é o segundo do artista, e foi lançado em janeiro de 2019, com produção de Leo Garcia.

O músico Daniel Arena, radicado em FlorianópolisFoto: Rafael Censi

As primeiras experiências musicais de Daniel vêm do punk, com sua participação como baterista na banda Sandspit, em Santos, São Paulo - o músico nasceu na capital paulista, mas mora em Florianópolis há vinte anos. Inspirado pelos australianos do John Butler Trio, Daniel partiu para o violão de doze cordas a partir dos anos 2000. "Foi aí que descobri o mundo mágico das afinações alternativas", ele brinca, explicando que aplicou afinações de viola caipira em seu violão - dessa experiência nasceu Libértula, trabalho instrumental gravado em 2017.

Os experimentos, porém, não pararam por aí: depois disso o instrumentista seguiu para o violão Weissenborn, as seis cordas do violão aço, as cordas de nylon, a guitarra elétrica - e, finalmente, os vocais. Tudo isso se encontra em Urania; onde Daniel, que assina voz, violão e efeitos sonoros, é acompanhado por outros músicos - Sara Satyia nos vocais, Daniel Siqueira na bateria, Rafael Censi no baixo, Thomas Pessoa na guitarra, Adriano Baboo no baixo, Alê Rollemberg no didgeridoo, e o próprio produtor Leo Garcia nas guitarras, violão, piano, percussões e vocais.

Neste ano, Daniel lançou dois vídeos do projeto The Urania Sessions, sessão acústica de músicas gravadas ao vivo e filmadas em Florianópolis - mais dois clipes estão para sair em breve. O áudio da sessão também será disponibilizado em forma de EP, em todas as plataformas digitais.

Saiba mais no site oficial do músico.

Matérias Relacionadas