BLOG
Os artistas se juntaram para relançar 'Copo Vazio', canção composta em 1974 na época da ditadura.
A canção "Copo Vazio", composição de Gilberto Gil, gravada originalmente por Chico Buarque no álbum de 1974, "Sinal Fechado", acaba de ganhar uma nova versão, publicada na última sexta-feira, junto com um videoclipe produzido pela Conspiração Filmes filmado no estúdio de Gil, no Rio de Janeiro. O disco foi gravado por Chico Buarque como uma tentativa do artista de se desviar da censura, na época privado de sua liberdade artística. O repertório é repleto de canções de outros compositores, como Caetano Veloso, Toquinho e Vinicius de Moraes, Noel Rosa, Walter Franco, Paulinho da Viola e ele, Gilberto Gil.
Apesar da música chegar agora às plataformas digitais, a gravação aconteceu em 2014, a pedido do diretor Andrucha Waddington especialmente para a trilha sonora de "Rio, Eu Te Amo", filme estrelado por Fernanda Montenegro, terceiro da franquia Cities of Love, criada e produzida por Emmanuel Benbihy, composta por onze curtas-metragens, cada um de um diretor diferente.
"Um pedido de Chico. Um copo de vinho. Um copo vazio na mesa. Vazio como, se está cheio de ar? E veio a inspiração da canção que versa sobre a privação da liberdade em tempos de ditadura. Mas é sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar", explicou Gil.