O artista catarinense Gustavo Scheidt abre no dia 6 de setembro, às 14h, sua primeira exposição individual no Jardim Botânico de Florianópolis. Intitulada “Sonhar a Paisagem”, a mostra propõe uma experiência sensível e crítica sobre o conceito de paisagem, não apenas como representação visual, mas como território de sonho, memória e política.
Composta por pinturas e objetos instalativos desenvolvidos sobre colchões e sacos de ráfia, a exposição tensiona o gênero clássico da pintura paisagística ao expandi-lo para uma vivência instalativa. Ao sonhar uma paisagem rural, Gustavo convida o público a refletir sobre os limites entre o real e o imaginado, entre o espaço físico e o espaço interno.
A mostra é inédita e resultado de um ano de pesquisa em ateliê. Idealizada como iniciativa de estudantes de Artes Visuais, “Sonhar a Paisagem” foi contemplada pelo Prêmio Acadêmico UDESC FIK 2025 e integra a programação oficial do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK 2025).
A curadoria é assinada por Betânia Silveira, Karine Abbati, Tainá Sant’Ana e Victoria Beatriz, que acompanham e potencializam a proposta poética do artista. Durante o mês de setembro, o público poderá participar de ações educativas conduzidas pelas arte-educadoras Joana Fritzen e Lara Palo, incluindo mediações com grupos escolares e rodas de conversa com o artista e a equipe curatorial. A programação pode ser acompanhada no perfil do artista, o @scheidtt.gus.
“Expor no Jardim Botânico é uma oportunidade de ver o trabalho crescer e interagir com a paisagem ao seu redor. É um espaço de grande visibilidade e circulação, essencial para valorizar a produção artística jovem e contemporânea de Florianópolis”, completa o artista.
A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de setembro, de terça a domingo das 7h às 18h. O Jardim Botânico fica na Rod. Admar Gonzaga, 742, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.