Ilustradores de livros infantis criam suas versões para o Patrono, de "Harry Potter"

13.08.2019 | 22h30 - Atualizada em: 13.08.2019 | 22h27
Por Marina Martini Lopes
Editora
Patrono desenhado por James Mayhew

BLOG

Universo Compartilhado

Os novos desenhos foram criados para celebrar os vinte anos de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"

A editora Bloomsbury convidou 26 ilustradores de livros infantis para celebrar o vigésimo aniversário de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro livro da célebre série assinada pela autora J.K. Rowling. O desafio oferecido aos artistas foi desenhar interpretações próprias e individuais do Patrono - um feitiço protetor que, ao ser lançado pelo bruxo, sempre toma a forma de um animal. O animal em questão varia de acordo com a personalidade do bruxo; o que permitiu que os ilustradores fossem bem pessoais e criativos em seus desenhos.

Todas as artes foram leiloadas e tiveram seu valor revertido para a organização BookTrust, que incentiva o hábito da leitura entre crianças carentes do Reino Unido. Confira abaixo as imagens:

Foto: Mini Grey/divulgação
Foto: Joe Todd-Stanton/divulgação
Foto: Tom Percival/divulgação

Jim Field é famoso por seu livro bestseller Oi Frog, protagonizado, como diz o nome, por um sapo - mas decidiu desenhar um rinoceronte. "Eu amo a forma desse animal, porque ele parece uma criatura mítica", declarou, segundo o site Pottermore, fonte oficial de notícias e curiosidades sobre a obra de Rowling.

Foto: Jim Field/divulgação
Foto: Sophy Henn/divulgação
Foto: Eduardo Lima/divulgação

Sarah McIntyre foi ambiciosa: escolheu nada menos que um dragão como seu Patrono. "Eu me diverti criando meio que uma mistura de um dragão que você poderia ver em uma bandeira galesa e um que você poderia ver em uma urna chinesa", disse. "Os dois são mágicos." Já o premiado ilustrador Steve Antony elegeu um urso para seu desenho. "Na minha cabeça, ursos são fortes e sábios, mas também são macios e 'abraçáveis'", brincou. "Eu posso chamar meu Patrono se precisar de conselhos, proteção, ou de um abraço."

Foto: Sarah McIntyre/divulgação
Foto: Steve Antony/divulgação
Foto: Levi Pinfold/divulgação
Foto: Nadia Shireen/divulgação

Jim Kay é o desenhista que atualmente trabalha nas edições ilustradas em capa dura de Harry Potter - o quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, acaba de ser lançado. Kay escolheu o cervo; talvez a imagem mais clássica de um Patrono na cabeça dos fãs, por ser o Patrono do próprio Harry e de seu pai, James.

Foto: Jim Kay/divulgação

Steven Lenton, que é autor e ilustrador, decidiu desenhar uma toupeira - simplesmente porque, segundo ele, essa foi a primeira vez em que ele teve a oportunidade de desenhar esse animal. "Eu normalmente associo a ideia de um Patrono a uma criatura maior e mais elaborada, então adorei brincar com a ideia de um Patrono pequeno e fofinho", explicou.

Foto: Steven Lenton/divulgação
Foto: Rachel Suzanne/divulgação
Foto: Neal Layton/divulgação
Foto: Chris Riddel/divulgação
Foto: Dapo Adeola/divulgação

Rob Biddulph desenhou um guepardo, embora tenha brincado que acha que seu próprio Patrono, na verdade, seria provavelmente algo mais parecido com um tatu-bola. "Mas foi muito mais divertido desenhar um guepardo", confessou. E Johnny Duddle, que também já tem uma história com a saga Harry Potter - ele ilustrou as capas dos livros para uma edição de 2014 -, também escolheu um animal icônico da saga: uma fênix.

Foto: Rob Biddulph/divulgação
Foto: Johnny Duddle/divulgação

James Mayhew, que escolheu um husky para sua ilustração, contou: "Recentemente, eu reencontrei uma velha amiga, e ela cria huskies - então esses animais estavam muito na minha mente quando comecei a pensar no desenho! Eu acho que, se pudesse conjurar um Patrono, eu adoraria que ele tivesse a forma do Melhor Amigo do Homem - mas com um toque de lobo selvagem também."

Foto: James Mayhew/divulgação
Foto: Ken Wilson-Max/divulgação
Foto: Miraphora Mina/divulgação
Foto: Emily Gravett/divulgação
Foto: Catherine Rayner/divulgação
Foto: Yasmeen Ismail/divulgação
Foto: Alex T. Smith/divulgação
Foto: Liz Pichon/divulgação

Matérias Relacionadas