Mais uma vez o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), está no evento nacional Primavera dos Museus que alcança a 19ª edição com o tema Museus e Mudanças Climáticas. A iniciativa, que defende a urgência das ações coletivas, envolve 731 instituições museológicas brasileiras que acionam 2326 atividades entre 22 e 28 de setembro. A instituição catarinense adere à proposta com quatro ações em torno da exposição “Sintomas do Agora”: um Sábados com Arte – “Floresta do Impossível”; um Instituto Entrevista com o professor Emerson Dionisio Gomes de Oliveira; o lançamento de um vídeo de acessibilidade que atende o compromisso institucional de inclusão – no caso os surdos, contribuindo com os propósitos do Setembro Azul e, por fim, o Instituto Conversa, já realizado no último dia 17.
A proposta nessa edição é abordar a crise climática que não é mais uma ameaça futura para se tornar uma realidade que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Os efeitos são visíveis com vulnerabilidades no meio ambiente de toda ordem. “Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações. A 19ª Primavera dos Museus convida a refletir sobre como as instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando as conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana”, sinaliza a instituição.

Setembro Azul – A questão da justiça almejada pelo Ibram se dá por meio do engajamento nas questões de acessibilidade, com o lançamento do quarto videoguia produzido pelo instituto em favor da inclusão, dando acesso em libras à exposição “Sintomas do Agora”. O trabalho une a arte educadora e intérprete Carolina Rögelin e o videomaker Gustavo Hardt. A produção é da curadora-chefe Francine Goudel. Sem esquecer o Setembro Azul, mês que propõe o adensamento do compromisso inclusivo, pois 23 de setembro é o Dia da Língua de Sinais; 26 – Dia dos Surdos e 30 – Dia Internacional do Tradutor.
Arte e ambientalismo – Conectado ao desejo de valorizar a criatividade humana, o Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo faz um Sábados com Arte no dia 27 de setembro, entre 14 e 16 horas, aberto e de graça. A proposta “Floresta do Impossível” quer provocar uma reflexão sobre arte e ambientalismo a partir de uma mediação sobre o conceito curatorial. Segue-se com uma atividade prática com o uso de materiais disponibilizados pelo instituto. É necessário inscrição prévia e menores de 14 anos devem estar acompanhados do início ao fim por um responsável.
Instituto Entrevista – O Instituto Entrevista a partir do dia 25 ganha relevância com o professor e doutor Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, investigador no âmbito da história da arte moderna, popular e contemporânea, da musealização, das coleções e acervos, das narrativas curatoriais e da história das exposições. Em recente visita a Florianópolis, ministrou uma das aulas do curso “História da Arte: Coleções e Museus”, no Instituto Collaço Paulo, quando viu a mostra “Sintomas do Agora”. No Instituto Entrevista sobressai a transdisciplinaridade de suas abordagens sobre o papel das instituições, do educativo, das coleções, da memória e da história, da curadoria, das obras, dos artistas, da materialidade das exposições e da comunicação. Cada aula abre um campo de construção de conhecimento sobre o sistema da arte. “A obra e as coleções são capazes de alavancar e mudar narrativas históricas”, diz o professor.
Serviço
O quê: 19ª Primavera dos Museus no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Quando: 17 a 27 de setembro
Onde: Instituto Collaço Paulo
Ingressos: Gratuito
O quê: Instituto Entrevista – Emerson Dioniso Gomes de Oliveira
Quando: 25 de setembro
Onde: Instituto Collaço Paulo
Ingressos: Gratuito
O quê: Sábados com Arte – “Floresta do Impossível”
Quando: 27 de setembro, das 14h às 16h
Onde: Instituto Collaço Paulo
Ingressos: Gratuito