BLOG
O novo trabalho apresenta releituras de 14 músicas clássicas especialmente escolhidas a partir do extenso catálogo de standards da música americana.
James Taylor anunciou para o dia 28 de fevereiro o lançamento de "American Standard", via Fantasy Records. O 19º álbum de estúdio do famoso cantor e compositor apresenta suas interpretações para 14 canções americanas clássicas. A faixa principal do disco, composta em parceria por Gene De Paul e Sammy Cahn, 'Teach Me Tonight', já está disponível.
"American Standard" é o primeiro lançamento de James Taylor desde "Before This World", de 2015. O músico teve que reencontrar e repensar algumas das composições mais amadas por ele a partir do extenso catálogo de standards da música americana.
O mote de "American Standard" é tentar devolver o contexto original de 'Standards' há muito vulgarizado. Canções que em outros tempos refletiam sérios dilemas ou períodos amargos da história dos Estados Unidos, mas que hoje em dia foram reduzidas ao impacto de 'jingles' publicitários. Taylor então percebeu que não bastaria reproduzi-las como são conhecidas. Seria preciso reinventá-las para aguçar a imaginação dos ouvintes.
"Conheço a maioria dessas músicas e as gravações originais. Mas em termos de como elas foram tocadas e gravadas antes, prestamos atenção nos acordes e melodias, estávamos interessados em fazer algo novo, reinterpretar. É isso que faz valer a pena." Disse o artista em comunicado.
James Taylor co-produziu o álbum com o colaborador de longa data Dave O'Donnell e o mestre da guitarra John Pizzarelli.
.
O álbum seguirá o já anunciado 'audio book' de memórias do cantor, intitulado "Break Shot", uma experiência profundamente pessoal e única de música e narrativa, previsto para o dia 31 de janeiro. Produzido pelo veterano da MTV / VH1 Bill Flanagan, o 'audio book' conecta os ouvintes aos triunfos e traumas da vida de Taylor e ilustra sua profunda conexão com as músicas do novíssimo álbum.
"American Standard" será lançado em 28 de fevereiro. Veja todos os detalhes no link disponível para pré-encomenda aqui. Além de liberar a primeira música do disco, James Taylor também presenteou os fãs com um vídeo repleto de cenas de bastidores da produção do álbum.