Lenda da guitarra, Wes Montgomery é o homenageado do Sexta Jazz AF de julho

18.07.2019 | 23h05 - Atualizada em: 18.07.2019 | 23h04
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
O guitarrista de jazz Wes Montgomery

BLOG

Mundo Itapema

O músico influenciou o guitarrista Jimmy Hendrix, além de artistas que estão em atividade até hoje, como Pat Metheny e John Scofield

Reconhecido mundialmente como um dos maiores guitarristas da história do jazz, Wes Montgomery praticamente definiu a guitarra moderna do estilo durante os anos 1950 e 1960. Sua concepção única ao tocar o instrumento e o poder de seus solos influenciaram gerações de guitarristas, como os ícones George Benson, Pat Martino, Larry Coryell, John Scofield, Pat Metheny, Lee Ritenour e Russell Malone.

A carreira relativamente curta de Montgomery surgiu na era após Charlie Christian e Django Reinhardt, que estabelecerem o padrão predominante para o violão de jazz no início e em meados do século XX. A abordagem harmônica convincente do músico, sua facilidade notavelmente fluida de nota única, juntamente com suas oitavas características e o uso de melodias de acordes sofisticados mudaram definitivamente a história da guitarra no jazz.

Venerado por gravações clássicas como The Incredible Jazz Guitar (1960), Full House (1962) e Smokin' (1965), Montgomery obteve também grande sucesso no final da carreira como um proeminente artista de crossovers, e suas gravações - como Bumpin', California Dreaming, Goin' Out of My Head e Road Song - serviram como ponto de partida para muitos guitarristas de jazz orientados para o pop.

A nova edição do Sexta Jazz AF acontece nesta sexta-feira (dia 19 de julho), no piso G3 do Iguatemi Florianópolis, a partir das 20h, e tem entrada gratuita. Para este especial, o projeto conta com quarteto formado pelos músicos Tiê Pereira, Mauro Borghezan, Fábio Carlesso e Elio Silveira.

Matérias Relacionadas