BLOG
Os vencedores serão revelados no dia 26 de novembro
O Jabuti divulgou nesta quinta-feira (5), a lista final de indicados ao prêmio deste ano, reduzindo os finalistas de dez para cinco nomes. Na categoria de romances literários, competem Chico Buarque, por Essa Gente; Itamar Vieira Junior, por Torto Arado; Adriana Lisboa, por Todos os Santos; Maria Valéria Rezende, por Carta à Rainha Louca; e Paulo Scott, por Marrom e Amarelo. O único livro que não pertence ao grupo Companhia das Letras é o de Vieira, publicado pela Todavia.
Entre as crônicas, foram eliminados dois dos competidores mais conhecidos, Luiz Antonio Simas e Martinho da Vila. Nélida Piñon segue indicada por Uma Furtiva Lágrima. No campo da não-ficção, há finalistas de vulto, como o líder indígena Ailton Krenak; as historiadoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, com seu Dicionário da República; e Djamila Ribeiro, colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Também colunista, Ruy Castro compete entre as biografias contra nomes como Laurentino Gomes e Jotabê Medeiros. O jornalista de ciência Reinaldo José Lopes segue indicado por Darwin sem Frescura, escrito em parceria com o biólogo e youtuber Pirula, enfrentando autores como Marcelo Gleiser e José Eli da Veiga .
Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 26. A lista completa de indicados está no site oficial do evento.