A Orquestra de Baterias de Florianópolis realiza sua 12ª edição no dia 16 de agosto de 2025, às 15h, com o retorno simbólico ao seu endereço de origem: o Largo da Catedral Metropolitana, no coração da capital catarinense.
Maior evento do gênero nas Américas e o único no mundo a acontecer anualmente, sem interrupções desde 2013, a Orquestra de Baterias de Florianópolis deve reunir mais de 300 bateristas de todas as idades e regiões do Brasil. O evento é gratuito e transforma o Centro da cidade em palco coletivo, unindo formação musical, cultura urbana e impacto direto na economia criativa local.
Para Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural, responsável pela realização, o evento representa uma forma potente de ativar o espaço urbano por meio da arte. “A Orquestra de Baterias tem um papel fundamental na ocupação cultural da cidade. Ela promove encontro, formação, diversidade e leva milhares de pessoas ao centro histórico por um motivo coletivo: a música. É um projeto que gera impacto artístico, econômico e social.”
Para esta edição, o repertório inclui 14 músicas com arranjos adaptados para execução por dezenas de bateristas em sincronia: “The Emptiness Machine” (Linkin Park), “Give It Away” (Red Hot Chili Peppers), “Drive” (Incubus), “Sharp Dressed Man” (ZZ Top), “A Feira” (O Rappa), “Teenagers” (My Chemical Romance), “Somebody Told Me” (The Killers), “She Sells Sanctuary” (The Cult), “Keep on Rocking in the Free World” (Neil Young), “Stay” (Oingo Boingo), “Rock You Like a Hurricane” (Scorpions), “Além do Horizonte” (Jota Quest), “Justice” (Luciano Bilu) e “Surrender” (Orquídea Negra).
A regência deste ano será compartilhada entre quatro nomes com trajetórias diversas: Alexei Leão, Ginho Bernardes, Richard Boldan e Mariel Maciel. Além disso, uma banda ao vivo, formada pelos músicos Andrey Riley (Baixo), Hique d’Ávila (Guitarra), Maurício Gonçalves (Teclado) e Oto Novaes (Guitarra), e que potencializa ainda mais a força musical do evento. Para Alexei Leão, que também é um dos idealizadores do projeto, a dimensão coletiva da experiência é um dos pontos fortes da Orquestra de Baterias de Florianópolis. “Ver centenas de bateristas tocando juntos é impactante por si só, mas o que torna a Orquestra realmente única é o compartilhamento entre gerações, já que estimula a participação de músicos iniciantes e experientes, de diversas faixas etárias, promovendo intercâmbio, inclusão e desenvolvimento artístico em larga escala, e o esforço de cada um em aprender as músicas virtualmente. É mais do que um show, é uma experiência de pertencimento e formação que se renova a cada ano.”
Uma novidade desta edição é a estreia da baterista Mariel Maciel como regente da apresentação. “A Orquestra sempre me inspirou como musicista e agora poder contribuir na regência é muito significativo. Existe potência na coletividade, e estar nessa função também é uma forma de mostrar que mulheres podem — e devem — estar na liderança musical.”
Recentemente, um grupo de 21 brasileiros representou Florianópolis na Orquestra de Baterias de Kortrijk, na Bélgica. A delegação incluiu os idealizadores da Orquestra de Baterias de Florianópolis: Paula Borges, Alexei Leão e Heitor Lins. A presença dos bateristas e equipe fortalece a parceria internacional entre as duas orquestras, que vêm estreitando laços desde 2022.
A 12ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural da Ibagy. Patrocínio Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
SERVIÇO
O quê: Orquestra de Baterias de Florianópolis – 12ª edição
Data: 16 de agosto de 2025
Horário: 15h
Local: Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis
Entrada Gratuita para o público; músicos participam mediante inscrição prévia (já encerradas)