• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Museu Victor Meirelles inaugura exposição Territórios da Memória no dia 23 de julho

Redação Itapema Por Redação Itapema
21/07/2025
Tempo de Leitura: 5 mins
Museu Victor Meirelles inaugura exposição Territórios da Memória no dia 23 de julho

Inventário de memórias de Eva Lacerda / Crédito: Divulgação

   

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Minc) inaugura, às 19h do dia 23 de julho (quarta-feira), a exposição Territórios da Memória. Com curadoria de Silvana Macêdo, a mostra reúne trabalhos de artistas do Grupo de Estudos Ramas Poéticas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). As obras apresentam narrativas autobiográficas que abordam questões de gênero, étnico-raciais, sexualidade, classe, migrações e regionalidade a partir de perspectivas situadas no Sul Global.

A partir de linguagens variadas — como pintura, escultura, fotografia, bordado, vídeo e instalação — os trabalhos refletem sobre as marcas dos lugares de origem de cada artista dentro do território Ladino Amefricano – desde Cuba ao Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Segundo a curadora, “os territórios da memória são concebidos como espaços tanto internos como externos e intimamente entrelaçados, pois as experiências vividas se dão em contextos geopolíticos e sociais específicos”.

O projeto foi escolhido por comissão julgadora em convocatória para exposições temporárias, que considerou critérios como originalidade, qualidade técnica, adequação ao público infantil, abordagem dos temas de gênero ou etnia e a promoção de interatividade e de acessibilidade. A visitação é gratuita e vai ocorrer de terça a sexta-feira, das 10 às 18h, e aos sábados, das 10 às 15h, exceto feriados, até 20 de setembro de 2025. A classificação indicativa é livre.

Artistas participantes

Ramas Poéticas
O coletivo Ramas Poéticas é vinculado ao programa de pós-graduação em Poéticas Visuais da UDESC, sob orientação da professora doutora Silvana Macêdo. Reúne artistas de diversas partes do território Ladino Amefricano, desde Cuba ao Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. As ações têm centrado atividades artísticas, culturais e educacionais relacionadas ao campo da arte contemporânea em linguagens como a fotografia, vídeo, pintura, instalação e escultura e outras.

ciber_org investiga a construção da identidade no século XXI, operando triangulações imagético-conceituais que enviesam, borram e suspendem as fronteiras entre real e virtual, online e offline, homem e mulher, humano e máquina. Enquanto artista transmídia, apresenta obras em diversas linguagens, como vídeo arte, instalação, realidade aumentada, escultura, e performance conectada à internet.

Dalva França de Assis é mulher preta e periférica, nascida em Mauá, SP. Artista urbana, professora, mestre em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC e doutoranda na mesma linha de ensino. Pesquisa sobre racismo estrutural e cura das feridas coloniais na sociedade afrodescendente.

Damiana Bregalda é artista, curadora, antropóloga e pesquisadora. Pós-doutoranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina, doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos nas linguagens da performance, fotografia, foto e vídeo-performance, destacando-se a relação entre corpo, território, tempo e palavra.

Eva Lacerda é pesquisadora, artista visual e professora. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 2016, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM (2018). Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC e professora no curso de Artes Visuais da UEM. Ganhadora do Prêmio Aniceto Matti 2019 e 2021 e do Salão Levino Fanzeres (2022).

Geórgia Mendes é cearense, artista visual e mestre em Artes Visuais pela linha de Processos Artísticos Contemporâneos do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Sua pesquisa artística se concentra nas interseções entre arte e feminismo, com foco nas contribuições de artistas visuais nordestinas. Através da prática poética, explora questões autobiogeográficas, estabelecendo conexões com o lugar e com outras artistas.

Isabela Picheth é artista visual, professora e pesquisadora. Vem pesquisando o corpo dentro do recorte escultórico, produzindo peças a partir do molde do próprio corpo há 8 anos. É doutoranda em artes visuais pelo PPGAV na UDESC, mestra em artes pela FAP/UNESPAR (2023) e graduada em Superior de Pintura pela EMBAP/UNESPAR (2019). A artista é membro do coletivo de artistas e Ponto de Cultura Grupo Em-cadeia desde 2019.

Kamile Hannah Freire é graduanda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina. Transita nos meios das artes e da dança e hoje traz em sua pesquisa questões de negritude, de gênero e autobiográficas conectando sua história de vida com descobertas da história de sua família.

Lívia Auler é artista visual, pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais na UDESC. Concluiu o mestrado na linha de História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS e realizou o bacharelado em Artes Visuais na mesma instituição. Possui também graduação em Comunicação Social – Jornalismo. Desenvolve trabalhos em diferentes linguagens artísticas, entre elas a fotografia, o vídeo e a performance. Suas produções investigam, através de uma perspectiva feminista, questões autobiográficas, genealógicas e de memória.

Mariurka Maturell é artista, curadora, professora e pesquisadora. Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART/UDESC (Bolsista FAPESC, 2024- Atual). Possui Pós-doutorado em História no PPGH/UDESC (Bolsista CNPQ, 2023-2024). Formada em História da Arte (2003) pela Universidade de Oriente, Cuba. Mestrado em Estudos Cubanos e do Caribe pela mesma Universidade (2015) e Doutorado em História UFSC (2021). Ganhadora do EDITAL N° 032/2024/CEART Prêmio Acadêmico NUDHA/CEART de diversidades Afro-indígenas 2024.

Matheus Solar é artista multimídia, fotógrafo e pesquisador. Mestre em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG-2021), é doutorando na linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Ao longo de mais de uma década, cultiva investigações em cosmopoéticas — práticas transdisciplinares que entrelaçam arte, autobiografia, cosmologia, ancestralidade e ecologia no intuito de articular modos poéticos e sensíveis de habitar e reimaginar o mundo.

Monique Burigo é artista visual, fotógrafa e educadora. Investiga memória, feminismos e os papéis de gênero através da fotografia, vídeo e performance. É doutoranda em Artes Visuais (UDESC), com período na Università di Bologna (Itália). Faz parte do coletivo Arla (Artistas Latino Americanes) desde 2021.

Silvana Macêdo é artista visual, PhD em Fine Art pela Northumbria University (Reino Unido, 2003) e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA, 2023). Pesquisa feminismos contra/anti/de(s)coloniais, e o diálogo entre a arte e ecologia. É professora efetiva do Departamento de Artes Visuais, atuando nas áreas de pintura e multimeios, e no PPGAV/Udesc. Junto com a Profa. Dra. Sandra Favero, coordena o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas (CNPq/UDESC), e o Programa de Extensão Ações Poéticas.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Territórios da Memória
QUANDO: De 23 de julho a 20 de setembro de 2025
ABERTURA: 23 de julho, quarta-feira, das 19 às 21h
ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis, SC
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre (algumas obras contêm nudez)
VISITAÇÃO: Terça a sexta: 10 às 18h / Sábados: 10 às 15h * Exceto feriados
ENTRADA GRATUITA

Tags:
Matéria Anterior

Nicolas Jaar retorna ao Brasil em agosto

Próxima Matéria

Saravá Cultural comemora 10 anos trazendo Seun Kuti & Egypt 80 a Florianópolis

Relacionadas Posts

Largo José Daux promove Boi de Mamão, Feira Arte Viva, jazz e atrações gratuitas neste sábado
Agenda Itapema

Largo José Daux promove Boi de Mamão, Feira Arte Viva, jazz e atrações gratuitas neste sábado

Por Maria Coelho
08/01/2026
Camerata Florianópolis abre temporada de espetáculos em janeiro com diversidade musical
Agenda Itapema

Camerata Florianópolis abre temporada de espetáculos em janeiro com diversidade musical

Por Maria Coelho
08/01/2026
Música e experiências ao ar livre movimentam janeiro em Jurerê Internacional
Agenda Itapema

Música e experiências ao ar livre movimentam janeiro em Jurerê Internacional

Por Maria Coelho
07/01/2026
Do Rock ao MPB, Berlin Floripa promete uma programação especial para essa semana 
Agenda Itapema

Do Rock ao MPB, Berlin Floripa promete uma programação especial para essa semana 

Por Maria Coelho
06/01/2026
Reis do Nada e Edith estão presentes no Delfino 146 nesse fim de semana
Agenda Itapema

Cadu Duarte, Reis do Nada e João Ventura se apresentam no Delfino 146

Por Maria Coelho
06/01/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados