Novo álbum do músico catarinense Leo Dressel sai em outubro

05.08.2024 | 16h31 - Atualizada em: 08.08.2024 | 14h01
Ana Costa, colunista da Itapema FM.
Por Ana Costa
Produtora audiovisual e cultural independente, fotógrafa, artista visual e bacharel em Cinema
Conheça Leo Dressel, o joinvilense que está representando Santa Catarina no cenário musical mundial.

BLOG

Mundo Itapema

Conheça Leo Dressel, o joinvilense que está representando Santa Catarina no cenário musical mundial.

Raízes catarinenses
Com uma carreira que iniciou aos 12 anos de idade como guitarrista na cena de música instrumental no Brasil, Leo eventualmente se desenvolveu como compositor e produtor, lançando vários singles e EPs autorais e colaborações com outros produtores, de forma independente e por gravadoras internacionais. 

Em 2015, o artista lança nas plataformas digitais seu EP intitulado “Relax, Leo”. Logo em seguida, em 2018, Leo imigrou para o Canadá e, hoje, reside em Toronto. Um amante de R&B, Soul, Jazz e música brasileira, Dressel continua trabalhando consistentemente e lança faixas single nesse caminho que o leva até 2024 - o ano do lançamento do seu novo álbum autoral Volume I, em que colabora com renomados músicos locais.

Leo Dressel

Volume I

Volume I é um álbum com seis faixas autorais, compostas, arranjadas e produzidas por Leo. O projeto é o resultado de uma jornada espontânea de exploração da música brasileira após sua mudança para o Canadá, oferecendo uma nova perspectiva e uma celebração das raízes musicais do Brasil.

Como músico que, ao longo da maior parte de sua vida, esteve imerso em estilos musicais norte-americanos e escrevia apenas em inglês, Leo Dressel experimenta uma profunda auto descoberta em seu álbum Volume I. A obra reflete sua imersão na música brasileira, influenciado por mestres como Antônio Carlos Jobim, Moacir Santos, Marcos Valle, João Donato, Luiz Bonfá e Edison Machado.

Participações especiais

Integrante de algumas cenas musicais diferentes em Toronto como guitarrista desde 2022, incluindo jazz, indie, pop, eventos corporativos e eventos brasileiros de samba, pagode e bossa nova, Leo se conectou com alguns dos melhores músicos da cidade e que compartilham de um amor pela música proveniente da América do Sul. Pianista renomado Jeremy Ledbetter, flautista Rob Christian e o baterista português Marito Marques foram recrutados para as gravações de Volume I que, não apenas representa uma mudança em estilo e temas de composição na música de Leo mas também em forma de produção e gravação, já que a maioria de seus projetos anteriores tiveram todos os instrumentos gravados por ele mesmo. O icônico engenheiro de masterização carioca Ricardo Garcia completa o time do disco.

Leo Dressel

Estética e Temática

Remetendo à estética do cinema de autor brasileiro, o estilo do álbum foi descrito como “Rio de Janeiro preto e branco, anos 60”. As faixas capturam diferentes aspectos da vida, desde reflexões sobre autoaceitação, esperança e empatia até metáforas sobre luz e autoconhecimento.

O álbum foi composto de forma mais livre do que lançamentos anteriores, com ritmos brasileiros, a flauta em predominância, arranjos de cordas e sopro e os vocais suaves de Leo, onde uma música se transforma na próxima com transições orgânicas e sutis. Destaque para a faixa Brazil, que traz uma atmosfera poética e introspectiva sobre aprendizados da vida e conexões humanas.

Volume I Versão Passarinho

Volume I Versão Passarinho é uma edição acústica e solo do álbum Volume I, gravada e filmada em 3 de janeiro de 2024 no estúdio Elephant Office, em Santa Catarina. O título 'Passarinho' simboliza a música feita de forma solitária e descomplicada. A capa é uma pintura do pássaro American Robin, criada exclusivamente para o projeto pela artista brasileira Mariana Marrie.

O álbum foi registrado com um violão Di Giorgio dos anos 1980, presente do luthier Carlos Polvani. Além das versões acústicas das seis faixas autorais do álbum original, Volume I Versão Passarinho inclui covers de quatro músicas que inspiraram o projeto: "Chega de Saudade" e "Eu Não Existo Sem Você" (Antônio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes), "Aos Pés da Cruz" (Marino Pinto & Zé da Zilda) e "Lugar ao Sol" (Alexandre Magno Abrão — “Chorão”). O álbum também apresenta a participação de Gerson, pai de Leo, que recita a poesia em "Tudo Aquilo". A versão acústica será lançada em singles e vídeos quinzenais a partir de 2025.

Leo DresselArte por Mariana Marrie

Lançamentos

O álbum completo será lançado em 25 de outubro deste ano, porém já temos data de lançamento de 3 singles, e um deles já está disponível nas plataformas:

Primeiro single: Life - 26/7/2024

Segundo single: Light - 22/8/2024

Terceiro single: Tudo Aquilo - 27/9/2024

Álbum completo: Volume I - 25/10/2024

Volume I Versão Passarinho -  singles quinzenais com início em 2025.

Enquanto esperamos pelos próximos lançamentos do artista, já podemos ouvir ao single Light:

Matérias Relacionadas