O mestre do Kung Fu vai chegar ao Universo Cinematográfico da Marvel

19.08.2019 | 20h49 - Atualizada em: 21.08.2019 | 16h43
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
MDKFUdivulgação

BLOG

Universo Compartilhado

Um dos maiores lutadores da Marvel vai chegar aos cinemas, Shang-Chi, o mestre do Kung Fu!

Em fevereiro de 2021, chega aos cinemas "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", o longa do personagem da Marvel inspirado em Bruce Lee. O título é uma clara referência aos dez anéis do personagem Mandarim, o principal vilão do 'Homem de Ferro' nos quadrinhos. A pergunta é: Por que a Marvel está usando o personagem na história de outro herói, se Shang-Chi tem o seu próprio vilão, que inclusive é o pai dele nas HQs e se chama 'Fu Manchu'?

MDKF02Foto: divulgação

O grande vilão da mitologia de Shang-Chi apareceu logo na HQ de estreia do personagem e tem uma ligação muito peculiar com ele. Shang-Chi, que significa 'Ascensão Espiritual' em chinês, foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin, aparecendo pela primeira vez em "Special Marvel Edition" N°15 - 'The Hands Of Shang-Chi, Master Of Kung Fu', de 1973, na Era de Bronze das histórias em quadrinhos.

Essa HQ já é a história de origem do personagem. Nesta edição, Shang-Chi descobre que seu pai é um bandido como poucos: ele fala todas as línguas civilizadas e a maior parte das línguas bárbaras, é um estudioso das ciências ensinadas nas universidades e também um expert em certas artes ocultas. Um homem com um intelecto de um gênio, criador de uma fórmula conhecida como 'o óleo da vida', que mantêm o vilão sempre com a mesma longevidade através dos séculos. O que possibilitou que ele trabalhasse incansavelmente em seu único objetivo, dominar o mundo. E para isso, Fu Manchu faz uso não apenas de cultos obscuros e vilões assassinos dos mais variados, mas também é capaz de usar criaturas como aranhas, ratos e répteis, assim como também é capaz de manipular os inimigos usando mulheres deslumbrantes.

Ao confrontar o pai, Shang-Chi acaba confirmando seus planos nefastos de dominação mundial, o que faz com que vire as costas dizendo que seu pai é louco e que da próxima vez que eles se encontrarem será como inimigos. Fu Manchu responde a altura e declara que absolutamente todo o mal do mundo está a alcance das mãos dele e agora todo esse mal será usado para a destruição do próprio filho.

MDKF03Foto: divulgação

Alguns fãs da mitologia original das histórias do Mestre do Kung Fu, levantaram a questão do motivo pelo qual a Marvel não usar esta história repleta de conflitos. O personagem Fu Manchu já era uma espécie de super-vilão desde 1913, porque ele foi criado originalmente pelo autor britânico Sax Rohmer. Quando a Marvel lançou a série em 1973, a editora adquiriu os direitos sobre o personagem para os quadrinhos, só durante um tempo, obviamente. Mesmo que os livros de Sax Rohmer tenham caído em domínio público, os direitos da marca Fu Manchu ainda pertencem a família do criador dele.

Já que a Marvel não pode, ou não quer, pagar alguns milhares de dólares para usar o vilão original, por que não usar um personagem que é tão poderoso quanto ele? Quem sabe um antagonista que se encaixe perfeitamente no perfil e que os fãs querem que tenha sua dignidade restaurada, depois do que aconteceu com ele em 'Homem de Ferro 3'? Eis que a ideia se transforma numa oportunidade chamada 'Mandarim'. O personagem, criado por Stan Lee e Don Heck no ano de 1964, foi justamente baseado no Fu Manchu das antigas histórias de Sax Rohmer. Faz todo sentido que a Marvel o traga de volta. O fato dele ser um excelente artista marcial, é um elemento que pode ser muito bem aproveitado num filme do Mestre do Kung Fu.

Segundo rumores, o longa não incluirá a expressão “Mestre do Kung Fu”, como na publicação original do personagem nos anos de 1970. "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" chega aos cinemas americanos em 12 de fevereiro de 2021. Tratado com muito cuidado pelos executivos da Marvel, a produção foi classificada como “intrigante” e tal qual "Pantera Negra", terá um elenco todo centralizado na etnia do herói.

O fato é que os fãs comemoram a chegada do primeiro personagem de origem asiática como protagonista na Marvel, que por sua vez está focada numa importante fatia do mercado oriental. O ator Simu Lium vai dar vida à Shang-Chi, enquanto Tony Leung será o vilão Mandarim. Como os fãs não perdem tempo, já disponibilizaram um trailer 'Fan Made', confira!

Matérias Relacionadas