O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), movimenta a casa nesta quarta-feira, dia 17, às 15h30, com o tema “Sintomas da Arte Contemporânea”, apresentado por Fran Favero, diretora do Museu Nacional da República da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF). Também artista visual e curadora, ela pesquisa as relações fronteiriças que permeiam territórios, corpos e memórias. Atua no campo dos multimeios, incluindo produções em fotografia, vídeo, publicações de artistas e instalações.
A intenção no 13º Instituto Conversa, que tem entrada gratuita, vagas limitadas e atendidas por ordem de chegada, é instaurar uma pedagogia sobre arte contemporânea, em especial a partir da exposição “Sintomas do Agora” que está aberta no instituto até 14 de novembro. Nesse campo, antecipa a convidada, forma-se um território em disputa, algo fronteiriço que habita as exposições e as obras enfocadas no encontro em Florianópolis. “Ressignificações, fabulações e a consideração ou criação de epistemologias outras são ações recorrentes do tempo presente”, enuncia Favero.
A convidada propõe uma reflexão sobre os fluxos e processos acionados na arte contemporânea, em diálogo com a formação e circulação de coleções e acervos públicos e privados. Além de “Sintomas do Agora”, com obras da Coleção Collaço Paulo, ela menciona também a mostra “Mulheres Artistas: Acervo em Expansão”, com trabalhos dos acervos do Museu Nacional da República, do Memorial dos Povos Indígenas e do Museu de Arte de Brasília. “A conversa busca rastrear algumas manifestações da produção contemporânea, entendendo-a como um campo em relação e em tensionamento com outras obras, históricas e atuais, com gestos curatoriais e expográficos, e com espaços institucionais, envolvendo ainda questões culturais, sociais e geográficas que extrapolam o campo artístico, mas que são centrais para essas práticas”, diz Favero que tem vínculo com Florianópolis.
Serviço
O que: 13º Instituto Conversa – “Sintomas da Arte Contemporânea”, com Fran Favero
Quando: 17 de setembro – 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito
O que: Exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel
Quando: até 14 de novembro – seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito