Florianópolis recebe neste início de mês dois concertos gratuitos da Orquestra de Cordas da Ilha (OCI), que abrem a agenda de setembro do projeto Relatos e Expressões da Música. As apresentações acontecem nos dias 5 e 7 de setembro, sempre às 18h30, com ingressos distribuídos gratuitamente no local, por ordem de chegada. Serão dois programas distintos: um dedicado à música brasileira no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e outro que mescla tradições do Brasil, América Latina e Europa na Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa.
Na sexta-feira, 5 de setembro, o MASC recebe um concerto especial que celebra o Dia Internacional da Amazônia. O programa é inteiramente brasileiro, com obras de Heitor Villa-Lobos, Ernst Mahle, Sant’Anna Gomes, Chiquinha Gonzaga, Ney Rosauro e Ernesto Nazareth. O violonista e diretor artístico da OCI, Marcos Pablo Dalmacio, será o solista na obra Diálogo, de Mahle. Multi-instrumentista, compositor e professor, ele possui trajetória internacional e assina arranjos e interpretações que valorizam a diversidade da música brasileira.
Já no domingo, 7 de setembro, o concerto será na Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa. O repertório reúne compositores do Brasil, da América Latina e da Europa, em uma experiência sonora que transita entre o intimismo e a força expressiva, valorizando a diversidade de estilos e tradições musicais.
Para o diretor-geral da Orquestra, Paulo Mattos, os dois programas evidenciam a excelência artística da OCI e a relevância das escolhas musicais: “São concertos que destacam a riqueza da produção musical, da brasilidade celebrada no MASC ao diálogo entre culturas no concerto em Santo Antônio. Programas como esses mostram a qualidade dos nossos músicos e a atualidade da música de concerto.”
Serviço:
O quê: Concertos da Orquestra de Cordas da Ilha – Projeto Relatos e Expressões da Música
Quando: 5 e 7 de setembro, às 18h30
Onde:
05/09 – Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Florianópolis
Entrada gratuita, com ingressos distribuídos no local a partir das 17h30 (lugares limitados)
07/09 – Igreja Nossa Senhora das Necessidades, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Entrada gratuita (lugares limitados)