A Orquestra de Cordas da Ilha (OCI) inicia em agosto a sequência de apresentações do projeto Relatos e Expressões da Música, que levará concertos gratuitos a diferentes cidades catarinenses. As primeiras apresentações acontecem no Museu da Música, em Timbó, no dia 3 de agosto (domingo), às 19h, e no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 20h.
Cada cidade receberá um programa especial. Em Timbó, o público ouvirá uma seleção que transita entre o barroco e o romantismo, com obras de Brescianello, Raff, Vivaldi, Mendelssohn, Tchaikovsky, Reinecke e Grieg, e participação do violinista Juan Rossi como solista. Natural de Santa Catarina, Rossi é mestre das Artes pela Universität Mozarteum Salzburg e reconhecido por sua expressividade e presença cênica, com carreira que inclui turnês internacionais e atuação como educador e pesquisador musical.
Já em Florianópolis, a orquestra apresenta um Concerto Romântico, dedicado ao XIX e início do XX, com destaque para o Melodrama de Tchaikovsky para a peça A Donzela da Neve (Snegurochka), além de Mendelssohn, Raff, Reinecke e Grieg.
Para o diretor-geral e contrabaixista da OCI, Paulo Mattos, a série de apresentações reforça o papel social do grupo: “Democratizar o acesso à música de concerto é um dos grandes objetivos do nosso trabalho. Queremos que mais pessoas possam viver essa experiência com programas originais e de alta qualidade. É uma oportunidade de mostrar que essa música é para todos.”
20 anos de música que transforma
Fundada em 2005, a OCI completa 20 anos em 2025 e se consolidou como uma das formações mais originais da cena musical catarinense. Desde sua criação, já se apresentou em teatros, universidades, praças, igrejas e escolas em todo o estado, sempre com a proposta de aproximar a música de concerto de diferentes públicos. Seus programas apresentam obras de grandes compositores, combinando rigor técnico e uma abordagem acessível e conectada ao presente.
Entrada gratuita e distribuição de ingressos
Todos os concertos têm entrada gratuita. Em Timbó, os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, conforme a lotação do espaço. Em Florianópolis, haverá quatro lotes, somando 439 ingressos, distribuídos em etapas: reservas antecipadas pelo Sympla (24 e 31 de julho), retirada na bilheteria do TAC (de 1º a 6 de agosto) e distribuição no dia do evento (279 ingressos, a partir das 19h). Os lugares reservados e não ocupados até as 20h serão liberados ao público da fila de espera.
Após essas apresentações, o projeto seguirá para outras cidades como Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, São José e Jaraguá do Sul.
Ingressos para a apresentação em Florianópolis: https://www.sympla.com.br/evento/concerto-romantico-orquestra-de-cordas-da-ilha/3048864?share_id=copiarlink