Os próximos filmes que podem redefinir o gênero ficção científica

08.09.2020 | 11h27 - Atualizada em: 09.09.2020 | 21h08
Por Leonardo Souza
AV270 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

De Duna a Avatar 2, os fãs de ficção científica têm muito o que se animar. Os filmes que serão lançados nos próximos anos podem causar grandes mudanças no gênero.

2020 tem sido um ano notoriamente sombrio, mas há boas notícias para os fãs de ficção científica: em breve, uma série de títulos incríveis estarão chegando, incluindo histórias originais, sequências há muito aguardadas e a próxima contribuição do diretor Denis Villeneuve, longas que podem abrir novos caminhos para o gênero.

Com a pandemia de coronavírus descarrilando as produções, o futuro da indústria cinematográfica é incerto. Muitos filmes que deveriam estrear em 2020 tiveram suas datas de lançamento adiadas para 2021 ou mais tarde. Esse destino prevalece especialmente para filmes de ficção científica, pela questão do orçamento alto, então os estúdios provavelmente perderão dinheiro se os lançarem enquanto os cinemas ainda estão fechados.

Felizmente, esses filmes não foram atrasados ​​por muito tempo - a maioria pode estrear em 2021. Alguns podem até ser lançados em 2020, mesmo que cheguem aos cinemas antes do final do ano. O lançamento de Tenet de Christopher Nolan marca o retorno dos filmes de ficção científica, mas muitos cinemas nos Estados Unidos estão fechados e visitar os que estão abertos ainda é arriscado. Quando finalmente pudermos assistir a novos filmes de ficção científica na tela grande, aqui está o que podemos esperar.

Avatar 2 - 2022

Em 2009, James Cameron sacudiu a indústria cinematográfica com Avatar. Sua tecnologia inovadora deu aos telespectadores uma experiência visual imersiva como nenhuma outra, usando a tecnologia de captura de movimento que desde então se tornou onipresente. A captura de movimento já havia sido usada em câmeras fixas, mas Cameron usava a tecnologia com câmeras a apenas alguns centímetros do rosto dos atores, permitindo que ele capturasse as performances dos atores. Seus esforços valeram a pena: Avatar se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, e manteve esse título por mais de uma década até que "Vingadores: Ultimato" finalmente o superou.

Dez anos depois, Cameron usará seu talento para inovação tecnológica em Avatar 2, levando sua tecnologia de captura de movimento para debaixo d'água. Esta não é uma tarefa fácil: a água geralmente reflete os pontos nos trajes e adiciona marcadores não intencionais, forçando a maioria dos filmes subaquáticos a confiar no CGI. Se Cameron puder superar este desafio, Avatar 2 pode ser tão inovador e visualmente deslumbrante quanto o original. As técnicas de produção podem abrir novas possibilidades para o futuro, à medida que mais filmes possam ser gravados embaixo d'água com maior realismo.

Imagem : Divulgação

The Matrix 4 - 2022

A franquia Matrix foi uma referência na ficção científica, com a trilogia original sendo lançada no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. A última parcela foi lançada em 2003, mas o público aguarda outro filme Matrix em 2021. Com um intervalo de 17 anos, pode-se esperar que o filme seja um remake, mas na verdade será uma sequência estrelada por muitos dos membros do elenco original. No entanto, muito de Matrix 4 está envolto em segredo - incluindo até o título do filme.

Vídeos vazados deram aos fãs o material de que precisam para criar teorias. Alguns acreditam que Neo não tem mais seus poderes e que Trinity agora pode possuir suas habilidades. Vídeos de explosões indicam que o filme usará efeitos mais práticos ao invés do usual CGI. Com o sucesso dos três primeiros Matrix, a sequência tem o potencial de ter um impacto cultural tão forte quanto o original - e pode até ser bem-sucedida o suficiente para dar início a uma trilogia inteira.

Imagem : Divulgação

Duna - 2020

Muitos filmes de ficção científica originalmente programados para 2020 foram adiados um ou dois anos, mas Duna é uma exceção, pelo menos por enquanto. Denis Villeneuve não é o primeiro diretor renomado a tentar uma adaptação do romance de Frank Herbert para o cinema - David Lynch tentou em 1984. No entanto, Duna de Lynch é geralmente considerado um de seus piores filmes. Com o anúncio de uma nova produção, há muito apetite para uma adaptação verdadeiramente grandiosa.

Duna é um livro notoriamente difícil de ser adaptado para um filme. É muito denso, muito complexo e muito longo. No entanto, se alguém pode fazer isso, é o diretor de "A Chegada" e "Blade Runner 2049" - outro filme sobre o qual muitos estavam céticos, mas que provou ser um sucesso. Com atores como Timothee Chalamet e Zendaya a bordo, Duna está repleto de talentos competentes. Seria maravilhoso ver o romance de Herbert fazer justiça na tela e, se tudo correr bem, Duna poderia levar Hollywood a apostar em mais adaptações de grande orçamento para romances clássicos de ficção científica.

Imagem : Divulgação

Little Fish - 2020

Little Fish de Chad Hartigan pode parecer um pouco fora de lugar nesta lista, não é uma sequência de uma franquia existente, um remake ou uma adaptação de um livro popular. Não tem a curiosidade embutida que muitos desses outros filmes têm, mas pode ter um impacto enorme devido ao seu assunto: uma pandemia.

Hartigan resume o tema do filme perguntando: “Quando seu desastre é o desastre de todos, como você sofre?”. Esta é uma pergunta com a qual qualquer pessoa afetada direta ou indiretamente pelo COVID-19 está familiarizada, mas esta pandemia é muito diferente da nossa: causa perda de memória. Não havia como os cineastas preverem que o assunto se tornaria subitamente identificável, mas Little Fish pode ser o único filme que teve a pandemia de COVID-19 a seu favor. Se for bem-sucedido, poderia abrir portas para os dramas românticos de ficção científica mais íntimos.

Imagem : Divulgação

Cada um desses filmes tem potencial para ter um grande impacto na indústria cinematográfica e na população como um todo, mas será impossível dizer ao certo até que sejam lançados. Há muito o que dar errado - a pandemia pode prejudicar ainda mais as produções ou a abertura dos cinemas e a vontade do público de comprar ingressos. Mesmo com fatores externos trabalhando contra a ficção científica agora, os filmes ainda podem falhar se estiverem simplesmente abaixo da média. No entanto, se atingirem suas metas, eles podem abrir novos caminhos no gênero e definir a próxima década da ficção científica.

Matérias Relacionadas