BLOG
Animação norte-americana completou três décadas no ar neste 17 de dezembro
Além das aventuras da famosa família amarela, os episódios de Os Simpsons contaram ao longo de 30 anos de exibição com participações de várias personalidades de diferentes áreas, da política ao esporte, da música ao cinema. Confira abaixo alguns dos famosos retratados pelo seriado.
Talvez o brasileiro mais conhecido fora do Brasil, Pelé não ficou de fora do catálogo de piadas de Os Simpsons. Em 1997, no episódio The Cartridge Family, o personagem aparece na final da Copa do Mundo entre México e Portugal. Longe de estar ali para mostrar seu talento com os pés, contudo, o jogador apenas surge para fazer um merchandising e sair com um saco de dinheiro em mãos.
Duas vezes vencedor da Bola de Ouro (Ballon d'Or), Ronaldo — o Fenômeno — é outro brasileiro que apareceu no seriado. Foi na 18ª temporada de Os Simpsons, em abril de 2007. No episódio Marge na Internet o jogador de futebol surge com o uniforme do Real Madrid para avisar que Lisa Simpson está cavando faltas demais dentro do campo.
Falando em Lisa Simpson, no primeiro episódio da 30ª temporada da série, a atriz Gal Gadot, a Mulher Maravilha do cinema, apareceu na sitcom em uma audição para interpretar a menina. Dublada pela própria israelense, a Gal de Os Simpsons queria um papel no filme sobre os contatos de Bart com Jesus.
Parceiro de Gal nos filmes da DC, onde dá vida a Aquaman, o ator Jason Momoa também teve seus cinco minutos de fama em Springfield. Ele apareceu no episódio The Fat Blue Line, terceiro da 31ª temporada do show.
Do universo dos quadrinhos, o criador das grandes histórias da Marvel Stan Lee foi outro personagem do mundo real que não ficou de fora das esquetes da série. O quadrinista marcou presença em dois capítulos: I Am Furious (Yellow), da 13ª temporada, e Married to the Blob, da 25ª.
O cineasta Stanley Kubrick também foi homenageado na série animada. Além de referências a suas grandes obras, como Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisseia no Espaço, o próprio diretor foi retratado no episódio Treehouse of Horror XXV, do 26º ano de Simpsons.
O autor britânico Neil Gaiman, responsável por histórias como Deuses Americanos e Sandman, também esteve presente em um capítulo da produção. Foi em 2011, no episódio The Book Job, no qual o escritor dubla a si mesmo.
Gaiman não foi o único escritor lembrado: a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, aparece no episódio The Regina Monologues, de 2003, em que a família amarela vai até a Inglaterra e a encontra em frente a uma livraria.
Por falar no bruxinho inglês, o próprio ator que interpretou Harry Potter nos cinemas também deu as caras em Os Simpsons. Daniel Radcliffe participou do episódio No Good Read Goes Unpunished, de 2018, como ele mesmo, depois de dublar outros personagens em anos anteriores.
Ainda entre os britânicos, o físico Stephen Hawking foi lembrado em nada menos que sete episódios, começando por They Saved Lisa's Brain, de 1999, e terminando com um tributo, após sua morte, em 2018.
Outro cientista lembrado pelo desenho animado foi o biólogo Richard Dawkins, autor de obras como O Gene Egoísta, que aparece como um demônio em Black-Eyed, Please, de 2013.
Já o apresentador de Cosmos, divulgador da ciência e astrofísico Neil deGrasse Tyson foi retratado em The Caper Chase, da 28ª temporada dos Simpsons.
Com menos carisma, o gênio diretor da SpaceX, Elon Musk, foi outra personalidade retratada na série com humor. Foi em 2015, no capítulo The Musk Who Fell to Earth, em que deu um carro elétrico ao Sr. Burns.
Outro bilionário do Vale do Silício lembrado pela produção foi o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que fez uma participação em Loan-a Lisa, de 2010.
Presença ilustre foi a do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, retratado no episódio Yellow Subterfuge, de 2013, citado em inúmeras ocasiões e visto em retratos pelos cenários de Springfield.
O atual presidente dos EUA, Donald Trump, também foi presença frequente em capítulos de Os Simpsons, mesmo antes de ascender ao cargo de líder da república - sendo muito repercutido, inclusive, que a série antecipou que ele chegaria à presidência anos antes de sua eleição.
Mick Jagger e Keith Richards, respectivamente o vocalista e o guitarrista dos Rolling Stones, participaram de um episódio em novembro de 2002. O enredo do capítulo tratava de um um acampamento rock. Homer investe na carreira de astro do rock e os lendários músicos se encontram. Além dessa participação, em 1995 foi ao ar um episódio com Lisa Simpson já adulta, anos depois, aparecendo com o marido deitada em uma cama. Na parede do quarto, um cartaz mostrando a banda em 2010 - referência à longevidade dos Stones.
A cantora e compositora norte-americana Lady Gaga soma algumas participações no seriado. Em uma de suas passagens, a artista participa do tradicional e concorrido intervalo da final de futebol americano, o Super Bowl. No episódio Lisa Goes Gaga, exibido em 2012, Gaga tenta animar Lisa Simpson, que enfrenta uma crise de depressão. Na temporada anterior, a cantora apareceu na plateia do Globo de Ouro, ao lado do cantor Elton John.
Wait a minute that’s my gurl pic.twitter.com/D1YpKpf9Uh
— Justin Bieber (@justinbieber) 18 de dezembro de 2018
O cantor Justin Bieber e a esposa, Hailey Baldwin, tornaram-se personagens do seriado em 2018. O artista chegou a publicar em suas redes sociais um trecho do episódio.
A cantora Katy Perry não apenas foi adaptada em desenho para o seriado, como também participou em carne e osso do episódio de Natal em 2010. No capítulo, ela interpreta a namorada do Moe.
*por GaúchaZH