BLOG
Uma conversa com Daniel Hagström e Jukio Kallio sobre as divertidas músicas que embalam as jujubas
Tem entrevista internacional esta semana aqui na coluna! Eu conversei com Daniel Hagström e Jukio Kallio, que são os responsáveis pelas músicas do jogo Fall Guys. Eles falam sobre como se envolveram com o game das jujubas, quais as inspirações e os desafios de manter uma identidade musical durante as temporadas. E vamos logo para as perguntas!
O Jukio foi contatado pela Mediatonic [desenvolvedora] e Devolver [publicadora], visto que ele já é conhecido como um compositor para jogos independentes. Fall Guys, como um conceito, definitivamente tinha que ter um som específico para a música e o Jukio sabia logo quem seria a melhor pessoa para fazer a produção - o Daniel.
O primeiro contato com a Mediatonic foi no outono [primavera no Brasil] de 2019. O trabalho musical propriamente dito começou na primavera [outono no Brasil] de 2020 [o jogo foi lançado em agosto de 2020].
Sim, já somos bons amigos há uma década!
Nós trabalhamos juntos em alguns jogos menores e em outros projetos musicais diferentes, mas esta foi a primeira vez que nós trabalhamos juntos em um projeto grande de game como este!
Inicialmente, o visual teve uma grande importância para encontrar inspiração! No começo, recebemos capturas de tela e vídeos da Mediatonic e o mundo meio de brinquedo colorido realmente nos inspirou a fazer uma música com uma batida animada. Começamos a fazer a música gravando com alguns brinquedos antigos e objetos da casa, como um telefone antigo. E o balão, claro, que você pode ouvir na música-tema! Jingles de esporte antigos da TV também fizeram parte de encontrarmos o estilo.
Cada nova temporada tem o seu próprio tema, por exemplo, medieval ou festas de fim de ano, o que dá mais gás à inspiração para a música.
Os instrumentos são, principalmente, sintetizadores e samplers, junto com vozes gravadas e samples de brinquedos e percussão.
As vozes são gravadas pelo Jukio, e depois bastante processadas para criar o som vocal final. Geralmente, usamos várias camadas de vozes, para parecer uma multidão de jujubas cantando, já que é um game multijogador!
As letras são bobagem, haha! Falling Stars foi a primeira música da qual precisamos escrever a letra, porque as vozes são um elemento importante na música e precisavam ser claras. Dito isso, todas as anotações sobre essa gravação são um segredo bem guardado!
O sucesso nos surpreendeu com certeza! Apesar de que, é claro, nós sempre tivemos grandes expectativas porque, na nossa opinião, o conceito do jogo era muito divertido.
É bem divertido enfrentar os diferentes temas. Inventar formas de melhorar nosso trabalho anterior também é desafiante, de um jeito satisfatório. Com a primeira temporada, o desafio era criar todo um novo mundo musical. Com cada temporada que se sucedeu, pudemos expandir os limites do mundo musical que criamos!
Geralmente temos cerca de dois meses para criar a trilha sonora da temporada, do começo ao fim.
Esta é uma grande questão com toda a temporada que criamos. Vejamos a temporada 2 (medieval), por exemplo – além dos instrumentos medievais, sentimos que frequentemente a essência da música medieval vem de um certo tom melancólico das composições. Foi um desafio real fazer a trilha sonora parecer leve, feliz e brilhante, mas ainda “medieval” o suficiente!
Já trabalhamos tanto juntos que não foi tão difícil quanto temíamos. Combinamos o nosso trabalho de um jeito que poderíamos facilmente trabalhar separados se precisássemos. Nossos estúdios são perto um do outro, então podemos fazer reuniões rápidas facilmente também.
*Daniel e Jukio possuem estúdios em Helsinque, na Finlândia.