BLOG
Alguns gamers por aí parecem muito preocupados em não jogar algo que pareça infantil
Uma coisa que sempre me incomodou, talvez desde a minha adolescência, são essas pessoas que insistem que qualquer game que seja colorido, tenha um personagem fofinho ou não tenha sangue é infantil. Difícil entender a mente fechada de tais criaturas.
Você até consegue imaginar um adolescente falando isso. Afinal, quando você tem essa idade, você quer negar tudo que possa ser ligado ao mundo infantil.
Porém, não é isso que a gente vê por aí, não é mesmo? Um monte de adulto continua com esse pensamento tosco. Eu lembro, nos tempos do Wii, de pessoas criticando o Mario Kart, dizendo que era um jogo só para crianças. Sério? O que tem de infantil no Mario Kart? Personagens fofinhos?
O que essas criaturas não conseguem entender é algo que a Disney conhece muito bem: existem obras para crianças, e outras para todas as idades. Ou você acha que a bilheteria dessa empresa é 100% com menores de idade? Não seria mais plausível pensar que as animações da Disney são feitas para que todo mundo possa ver, inclusive crianças? Nos filmes da empresa, tem coisas legais para elas, mas também para os adultos que procuram uma diversão com escapismo. E assim ela vai arrasando na bilheteria, não só com os desenhos, mas também com Marvel e Star Wars.
Agora é só transpor o pensamento: não tem nada no Mario Kart para entreter adultos? Em um game com jogabilidade afiada, desafio que aumenta quanto mais rápido correm os karts e com a possibilidade de atrapalhar a corrida dos adversários, não vejo um título que seja restrito a crianças.
Vamos para outro exemplo. Olhe para o Sonic, ele não é um fofo? Porém, nunca consegui chegar ao final de nenhum jogo dele no Mega Drive quando era criança. Contudo, colocando no modo fácil, derrotei os chefes em todos os Mortal Kombats no mesmo videogame. Sonic não tem modo fácil...
Acho pouco provável alguém argumentar que Mortal Kombat é para crianças, apesar da miniJoana ter conseguido chegar ao final desses jogos. Já está ficando bem confuso o pensamento de certos gamers sobre o que é um título infantil, não é?
Vou ajudar aqui. Sabe o que seria um jogo infantil? Que tal o da Patrulha Canina? Ou Animal Jam? Nem sabia que existiam? Pois é, tive que pesquisar aqui. E sabe por quê? Existem pouquíssimos jogos para videogames cujo público-alvo seja somente as crianças.
A maioria das listas com títulos para quem tem 10 anos ou menos têm vários games queridinhos dos jogadores, como os da série Super Mario, Rocket League, Minecraft, Kingdom Hearts, Crash Bandicoot, Spyro e Pokémon.
Talvez esteja na hora de parar de implicar com os jogos coloridos com personagens bonitinhos. E botar na velocidade mais rápida o Mario Kart e ver se você ainda consegue ganhar alguma corrida.
Não se sinta inseguro, não se preocupe! Se você vir um Yoshi muito fofo e se sentir um neném depois de tantas pistas coloridas, pode sempre desligar o videogame e procurar as atividades mais adultas que existem. Sugiro pagar um boleto, hipotecar algum bem ou fazer você mesmo, completamente sozinho, o seu próprio imposto de renda. Agora sim você ganhou sua medalha de adulto!