• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Projeto leva música clássica a escolas de Santa Catarina

Maria Coelho Por Maria Coelho
18/02/2026
Tempo de Leitura: 2 mins
Projeto leva música clássica a escolas de Santa Catarina

Orquestral / Crédito: Lucy Juliana

   

Entre fevereiro e dezembro de 2026, estudantes da rede pública de ensino e integrantes de projetos sociais de diversos municípios de Santa Catarina terão um encontro especial com a música clássica. Dessa forma, criado pela Orquestral, dirigida pelo maestro Jeferson Della Rocca, o “Programa Estadual de Formação de Plateia para a Música Erudita” retorna para sua segunda edição e vai se apresentar em 60 instituições.

A estreia será na próxima segunda-feira (23), a pouco mais de 100 quilômetros de Florianópolis, em Alfredo Wagner. Às 10h30, será na escola E.E.B. Silva Jardim; e às 13h15 a equipe estará na Escola Básica Passo da Limeira. Assim, no primeiro semestre, a programação também passará por escolas de Santo Amaro da Imperatriz, Angelina e Garopaba.

Cada apresentação envolve palestras ministradas por Jeferson Della Rocca e pela professora de música Sheyla Yassue Yatsugafu, assim acompanhadas por concertos didáticos realizados por um quarteto de cordas. Ademais, cada aula vai discorrer durar aproximadamente uma hora sobre conceitos básicos da linguagem musical, o funcionamento dos instrumentos e informações sobre as obras executadas.

De acordo com Jeferson Della Rocca, a formação de plateia começa pelo acesso. “Quando a música erudita chega à escola de forma didática e próxima da realidade dos estudantes, ela deixa de ser distante e passa a ser compreendida. Nosso objetivo é despertar curiosidade e ampliar horizontes culturais”, afirma. 

Afinal, o projeto tem como objetivo favorecer o acesso ao conhecimento musical e difundir o repertório erudito, aproximando estudantes desse universo por meio de uma abordagem educativa e acessível.

SERVIÇO

O QUE? Projeto leva música clássica a 60 escolas públicas de Santa Catarina em 2026

QUANDO? De fevereiro a dezembro – com início no dia 23 de fevereiro, em Alfredo Wagner

ONDE?  Às 10h30, será na escola E.E.B. Silva Jardim; e às 13h15 a equipe estará na Escola Básica Passo da Limeira. Ambas no município de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. 

Tags:
Matéria Anterior

O Prêmio Desterro – 15° Festival de Dança está com inscrições abertas

Próxima Matéria

Jazzinn terá especiais de Djavan, Beatles, Amy Winehouse e mais 

Relacionadas Posts

Pátio Milano oferece oficinas criativas para comemorar a Páscoa
Agenda Itapema

Pátio Milano oferece oficinas criativas para comemorar a Páscoa

Por Maria Coelho
27/03/2026
Companhia Deborah Colker traz “REMIX” para Florianópolis
Agenda Itapema

Companhia Deborah Colker traz “REMIX” para Florianópolis

Por Maria Coelho
27/03/2026
Pátio Milano recebe oficina de customização de abadás
Agenda Itapema

Pátio Milano celebra 10 anos do Continente Futmesa

Por Maria Coelho
26/03/2026
Festival Desterro Autoral terá encontro inédito entre Carlos Trilha e Marcelo Bonfá, da Legião Urbana
Agenda Itapema

Festival Desterro Autoral terá encontro inédito entre Carlos Trilha e Marcelo Bonfá, da Legião Urbana

Por Maria Coelho
25/03/2026
Jazzinn recebe Especiais de Freddie Mercury e Erykah Badu 
Agenda Itapema

Berlin Floripa foca no Rock para a programação dessa semana

Por Maria Coelho
25/03/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados