BLOG
"My 21st Century Blues" é o álbum de estreia de RAYE e primeiro projeto como artista independente.
No Reino Unido, mesmo aqueles que nunca ouviram falar dela, sem dúvida já ouviram suas músicas. Contratada pela Polydor desde os 17 anos, Rachel Keen, mais conhecida como RAYE, passou vários anos escrevendo letras em parceria com produtores como David Guetta e Joel Corry, emplacando diversos hits nas paradas inglesas. Nos bastidores, ela emprestou suas habilidades de composição para Charli XCX, Little Mix e até Beyoncé (em 'Bigger', da trilha de "O Rei Leão: O Presente").
Mas RAYE se cansou de escrever canções que não a refletiam como artista. A gravadora resolveu não financiar o álbum de estreia, até que em junho de 2021, ela decidiu expor toda a situação. “Estou em um contrato de gravação de 4 álbuns desde 2014”, desabafou no Twitter, “e não tenho permissão para lançar um álbum”. Pouco tempo depois, a cantora e a Polydor finalmente seguiram caminhos separados.
"My 21st Century Blues" é o álbum de estreia de RAYE, publicado em 3 de fevereiro, e primeiro projeto como artista independente. Em alguns momentos, chega ser uma resposta desafiadora a uma indústria desigual, em outros, é uma colcha de retalhos repleta de influências de cantoras que RAYE cresceu ouvindo, como Nina Simone e Jill Scott. Os destaques do álbum são o single número 1 no Reino Unido, 'Escapism', e a atmosférica faixa 'Mary Jane' - que merece ser conferida em alto volume, de preferência com um bom fone de ouvido.