• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Mundo Itapema

Show Partimpim de Adriana Calcanhotto encerra a 24ª Mostra em clima de magia

Redação Itapema Por Redação Itapema
21/10/2025
Tempo de Leitura: 5 mins
Show Partimpim de Adriana Calcanhotto / Crédito: Carolina Arruda

Show Partimpim de Adriana Calcanhotto / Crédito: Carolina Arruda

   

O encerramento da Mostra foi como um truque de magia bem feito: do jeitinho encantado que a criança gosta e merece. O show Partimpim de Adriana Calcanhotto encerrou o evento de forma delicada e inventiva neste sábado, em Florianópolis. O público de mais de novecentas pessoas cantou e se encantou com o projeto infantil da cantora e compositora.

No palco, a artista ergueu uma espécie de “quarto imaginário” feito de luz, cenografia mínima e gestos calculadamente brincantes. Entre os destaques estiveram canções já clássicas do projeto — casos de “Fico assim sem você”, “Formiga”, “Lig-Lig-Lig Lé” e “Baile Partimcundum” — cantadas em coro por crianças e adultos, que lotaram o espaço numa plateia multigeracional.

“É maravilhoso encerrar a Mostra porque quando começou esse evento não existia cinema brasileiro para as crianças e é isso: precisamos inventar essas coisas, assim como inventei isso aqui (o show), precisamos criar mais para as nossas crianças”, comentou a cantora.

O público deixou o teatro em clima de festa. Ao encerrar a Mostra com Partimpim, o festival reafirma que infância é também lugar de sofisticação — e que quando arte e cultura dividem a mesma frase, a cidade inteira ouve.

“É uma alegria imensa ter o show lotado, onde todo mundo que veio conseguiu entrar. Eu acho que o show dela comprova que criança não precisa só de loucura, de agitação. É uma música bonita, poética, com arranjos musicais maravilhosos, então eu acho que terminar com o show dela foi bem a vibe da Mostra”, afirmou Luiza Lins, diretora da Mostra.

Esta edição da Mostra bateu recorde de público: cerca de 46,3 mil pessoas — entre crianças e adultos — participaram da programação ao longo dos nove dias de festival. O resultado supera todos os anos anteriores e consolida o evento como um dos maiores encontros de cinema para crianças no Brasil.

“Foi muito emocionante, eu acho que a gente trouxe filmes muito emocionantes, que tocam questões sensíveis da sociedade. Eu percebo uma plateia muito madura, envolvida. E isso foi do começo ao fim. Começamos com a Orita Tabajara com uma dança indígena e encerramos com a Adriana Calcanhotto. Então eu acho que foi uma Mostra muito especial”, destacou Luiza.

Show Partimpim de Adriana Calcanhotto / Crédito: Carolina Arruda

Vencedores e Homenageados

O último dia da Mostra também foi marcado pelo anúncio dos filmes vencedores. O curta “Pipa e as ruínas do tesouro”, de Pedro Dias Lemos, foi o grande destaque escolhido pelo júri oficial. Já o júri infantil elegeu “Dandara”, de Raquel Rosa, que aborda a história de uma menina negra que enfrenta o racismo na escola e, com o apoio da mãe, aprende a reconhecer sua força e valor.

Segundo Vittorio de Castro Vamerlati, uma das crianças que integrou o júri infantil, a escolha se deu pela qualidade do filme e da história e completou sua fala, deixando um recado para todos: “Não importa a cor da pessoa ou quem ela é, todos podem ser bonitos como são”.

Na Mostra online, exibida pela plataforma Itaú Cultural Play, o público também pôde votar e escolher o vencedor. O curta premiado foi “O bicho que eu tinha medo”, de Jhonatan Luiz.

Na votação popular presencial, os vencedores foram o curta catarinense, “Notícias da Lua”, de Sérgio Azevedo,  produzido na cidade de Brusque, e “Cascos de Patins (Hoofs on Skates)”, de Ignas Meilūnas, da Lituânia, na categoria internacional. 

O diretor Sérgio, que esteve presente na cerimônia de premiação, falou da emoção em ganhar esse destaque. “Ficamos muito felizes com essa conquista, porque esse filme foi feito para o nosso filho Benício que passou aqui pela terra como um cometa e nos deixou com 15 dias de vida. Foi através da produção desse curta que conseguimos ter força para seguir em frente fazendo cinema e arte para crianças e adultos”. Além de Sérgio estavam presentes os diretores Nelson Yabeta (Lia faz um filme) e  Betânia Silveira (A Viagem de Tete). 

Também receberam menção honrosa os filmes:

    •    O Jardim Mágico – Direção: Naira Carneiro e Carlon Hardt
    •    Lulina e a Lua – Direção: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos
    •    A Menina que Queria Voar – Direção: Tais Amordivino
    •    Temos Pão Caseiro – Direção: Val Rocha Pires
    •    Lia Faz um Filme – Direção: Nelson Yabeta
    •    A Viagem de Tetê – Direção: Betânia Furtado
    •    Quinn – Direção: Arthur Felipe Fiel
    •    Lupi e Baduki: O Enigma do Tempo – Direção: Anderson Lister
    •    Moça – Direção: Nahara Faussú
    •    Receita Cultural – Direção: Antonio Fargoni

Para encerrar a cerimônia, a diretora da Mostra, Luiza Lins, prestou uma homenagem especial à presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, e à ex-diretora de Difusão Artística, Mary Garcia, e ressaltou a importância do apoio cultural da FCC para o desenvolvimento das crianças

Mostra nas escolas

Mais de 40 mil estudantes de 150 escolas públicas da Grande Florianópolis assistiram a sessões gratuitas durante a semana da 24ª Mostra. Foram exibidos filmes nacionais e internacionais que dialogam com o universo infantil.

A “Mostra nas Escolas” é um dos pilares da Mostra, reconhecida nacionalmente por estimular a diversidade cultural e a reflexão crítica desde a infância.

Além da Mostra nas Escolas, recebemos também diversas escolas da capital. Ao longo da semana, recebemos cerca de 2.000 crianças, de 50 escolas da Grande Florianópolis, para viver a experiência do cinema na tela grande — com direito a pipoca depois da sessão, para tornar o momento ainda mais especial.

Algumas sessões ainda contaram com bate-papos com realizadores, aproximando as crianças das histórias e de quem as criou.

Preparação para 25ª edição

No ano que vem a Mostra completa 25 anos de história e promete ser ainda mais especial. Com uma seleção ímpar de curtas e longas brasileiros e participações especiais. A programação deve trazer ainda mais diversidade e obras do audiovisual brasileiro da melhor qualidade. 

“Acredito que se neste ano já estamos em clima de celebração, os 25 anos da Mostra vamos celebrar ainda mais porque o cinema infantil no Brasil cresceu muito. Já colocamos o “carro” na estrada e agora é viver dia a dia, buscar, viajar, ir a festivais, conhecer coisas e trazer novidades. Porque a Mostra tem isso, eu sempre trago a novidade. Então, é isso, botar o carro na estrada e começar a pensar na 25ª Mostra de Cinema Infantil”, finalizou Luiza Lins.

Fotos: Carolina Arruda

Tags:
Matéria Anterior

Circuito FAM de Cinema, Edição Santa Catarina tem 12 cidades confirmadas para exibição em 2025

Próxima Matéria

Felipe Coelho é atração do Pátio Milano nesta quinta-feira (23)

Relacionadas Posts

Fernanda Abreu celebra “Da Lata”, de 1995, com novos lançamentos
Mundo Itapema

Fernanda Abreu celebra “Da Lata”, de 1995, com novos lançamentos

Por Maria Coelho
10/10/2025
Hollow Coves, indie folk da Austrália, estreia no Brasil em 2026
Mundo Itapema

Hollow Coves, indie folk da Austrália, estreia no Brasil em 2026

Por Maria Coelho
06/10/2025
Vanessa da Mata e Jota.pê em Troco Tudo / Crédito: Divulgação
Mundo Itapema

Vanessa da Mata lança clipe de “Troco Tudo” em parceria com Jota.pê

Por Redação Itapema
30/09/2025
Djavan lança “Um Brinde”, primeiro single de “Improviso”, seu 26º álbum de estúdio
Mundo Itapema

Djavan lança “Um Brinde”, primeiro single de “Improviso”, seu 26º álbum de estúdio

Por Redação Itapema
25/09/2025
Zaz / Divulgação
Mundo Itapema

Artista francesa Zaz transforma suas vivências em um álbum cheio de amor, perdão e resiliência

Por Redação Itapema
22/09/2025
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados