BLOG
A terceira temporada do seriado estreou na Netflix em julho deste ano
A quarta temporada de Stranger Things ainda está bem longe: foram quase dois anos entre a segunda e a terceira levas de episódios, que estreou no último mês de julho. Mas é claro que isso não impede os fãs de, desde já, e reunindo pistas e dicas espalhadas aqui e ali, criar as mais diversas teorias sobre o que ainda vem por aí na série de ficção científica da Netflix. Quer saber tudo o que está sendo dito - e até algumas coisas que já foram confirmadas - sobre a próxima fase do seriado? Então acompanhe a nossa lista!
Sim. A Netflix confirmou os novos episódios no último mês de setembro, com um curto vídeo postado no Twitter - no final dele, é possível ler: "Nós não estamos mais em Hawkins."
Não se sabe se a fase vai ser a última da série, mas a história definitivamente está se encaminhando para o final. Anteriormente, Ross Duffer, um dos criadores de Stranger Things, afirmou que ele e seu irmão Matt Duffer planejavam encerrar o show na quarta temporada. Mais tarde, Shawn Levy, produtor executivo do show, disse à Entertainment Weekly: "Dava para ouvir corações se partindo na Netflix quando os Irmãos Duffer falaram em 'quatro temporadas' em um tom tão oficial, e de repente eu estava recebendo ligações de todos os empresários do elenco... A verdade é: teremos quatro temporadas, e grandes chances de uma quinta. Além disso, eu já não acho possível."
Se a pausa entre as fases três e quatro for tão longa quanto entre as temporadas dois e três, é razoável esperar a estreia para 2021. No Reddit, os fãs bolaram uma teoria sobre a data de lançamento, baseada em um vídeo promocional da terceira fase, em que alguns integrantes do elenco conduzem o público por uma tour pelos bastidores - veja abaixo:
Aos 2:59, é possível ver o desenho de um prisioneiro - que os fãs tem comparado com o personagem Hopper -, com o número 403-X em seu uniforme. O número não aparece na série pela primeira vez: é o mesmo do quarto de hospital em que Nancy visitou a senhorita Driscoll. Poderia ser uma dica super sutil? A aposta de alguns fãs, baseada nessa "pista", é que a quarta temporada seja lançada na Netflix no dia 3 de abril de 2020.
Ah: como a próxima fase do seriado deve se passar em 1986, mesmo ano do desastre nuclear de Chernobyl, algumas pessoas têm especulado que os eventos de Stranger Things poderiam, no universo fictício da série, ser afetados ou afetar aqueles passados em Chernobyl. E o acidente nuclear aconteceu justamente no mês de abril...
Não há nenhuma confirmação oficial, mas um usuário do Reddit postou, no começo de outubro, uma foto de um set de gravações onde é possível avistar o icônico carro de Hopper, e escreveu: "As gravações começaram em Rome, Georgia. Eles estão filmando bem atrás da casa do meu irmão, na rua E 9th."
Pelo modo como a terceira temporada terminou, é razoável esperar a volta de grande parte do elenco principal: Winona Ryder, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Natalia Dyer, Noah Schnapp, Sadie Sink, Maya Hawke e Charlie Heaton. Dacre Montgomery e David Harbour, que davam vida a Billy e Hopper, não devem retornar, uma vez que seus personagens morreram na terceira temporada - a não ser, talvez, em cenas de flashbacks. Mas, como Andrey Ivchenko, ator que deu vida ao vilão Grigori - que aparentemente também foi morto em um dos últimos episódios - comentou na Comic Con de San Diego, "na ficção científica, tudo pode acontecer. Até agora, o que eu sei é que ele está morto. Mas quem sabe...?"
No final da terceira, Joyce e seus filhos Will e Jonathan, ao lado de Eleven, estavam empacotando suas coisas e se preparando para uma mudança - será que, pela primeira vez (e como indica o primeiro vídeo promocional divulgado), a série vai se passar em outra cidade que não Hawkins? Jonathan e Nancy se reconciliaram na última fase da série - será que eles vão tentar manter um relacionamento à distância?
"Eu acho que a maior coisa que vai acontecer é uma expansão; não necessariamente em termos de escala ou de efeitos especiais, mas de permitir portais para áreas fora de Hawkins", contou Matt Duffer, em entrevista à Entertainment Weekly. Como já comentamos, muitos fãs acreditam que essa tal "expansão" possa envolver um entrelaçamento com o mundo real: o aparecimento, na série, do acidente nuclear de Chernobyl, acontecido em abril de 1986 - apenas seis meses depois do episódio final da terceira temporada, ambientado em outubro de 1985. A teoria ganha força quando mencionamos os espiões russos introduzidos na história ao longo da fase mais recente do seriado: há quem acredite que, no universo de Stranger Things, o desastre nuclear possa ser "fabricado" para encobrir uma batalha entre Eleven e os espiões.
E, claro, muita gente acredita que Jim Hopper não está realmente morto: em uma cena pós-créditos do último episódio da terceira temporada, o público é levado a uma instalação militar em Kamchatka, na Rússia, onde um soldado, prestes a destrancar a porta de uma cela, ouve a frase: "Não. Não o americano." Ele, então, abre outra cela - e leva outro prisioneiro para ser devorado pelo Demogorgon. Quem é "o americano"? Poderia ser Hopper?
Na verdade, sim: durante uma cena da última temporada, o número de telefone de Murray Bauman - conhecido de Jim Hopper que é famoso por investigar teorias da conspiração - é lido em voz alta; e claro que alguns fãs nos Estados Unidos ligaram para o tal número. O que se ouve ao fazer a ligação é uma mensagem de Bauman para Joyce, após a morte de Hopper.
"Olá, você ligou para a residência de Murray Bauman", diz a mensagem. "Mãe, se for você, por favor desligue e me ligue novamente entre às 17h e às 18h, conforme já combinamos, okay? Se você for a Joyce: Joyce, obrigado por ligar, eu tenho tentado falar com você. Eu tenho uma atualização sobre... Bom, é provavelmente melhor se nos falarmos pessoalmente. Não é ruim nem bom, mas é definitivamente alguma coisa." Poderia ser outra indicação de que Hopper está vivo?