O Tiny Desk Brasil exalta a singularidade da voz e da fusão musical contemporânea de Céu, que celebra 20 anos de carreira, em novo episódio, que estreou nesta terça-feira (28), às 11h, no canal exclusivo. A cantora revisita sua obra, ao lado de banda formada por músicos que integram sua história, na mesinha do projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil. O repertório icônico, numa leitura atualizada e pulsante, flana por “Malemolência”, “Lenda”, “Ave Cruz”, “Grains de Beauté” e “Varanda Suspensa”. Em 2024 a artista apresentou o álbum “Novela”, disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm. No Tiny Desk Brasil, a cantora apresenta-se em perfeita sinergia com Sthe Araujo (percussão), Leonardo Mendes (guitarra), Lucas Martins (baixo), DJ Marco (pickups), Zé Ruivo (teclados) e Pupillo (bateria).
“Foi muito especial participar do Tiny Desk Brasil, que celebra a força do músico e da música em sua raiz, e faz com que as pessoas que estão ali presentes se tornem parte daquele processo e sintam, junto com o artista, a intimidade de estar naquele momento de força da música, mas também de vulnerabilidade e presença. Eu amei.”, celebra Céu.
Filha de músicos, Céu desenvolveu uma relação visceral com a música desde a infância. Artista inventiva e com essência poética, lançou seu álbum de estreia homônimo em 2005, fundindo elementos de MPB, trip hop, soul e música urbana contemporânea. Com sonoridade inovadora e voz única, conquistou rapidamente público e crítica. O disco chamou atenção também em outros países e rendeu à cantora suas primeiras indicações ao Grammy e ao Grammy Latino. Reconhecida como uma das grandes revelações da nova geração da música brasileira alcançou importante projeção internacional, com lançamentos e turnês. Sua trajetória inclui quatro troféus do Prêmios Multishow e um Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com o elogiado “Apká!, em 2020, além de várias indicações à premiação.
Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto.
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.
Sobre Tiny Desk Brasil: O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em 07 de outubro de 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.
“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.
Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações são realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria é realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.




