Van usada na primeira turnê do Aerosmith é encontrada e restaurada

12.07.2019 | 18h30 - Atualizada em: 12.07.2019 | 18h29
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
A banda Aerosmith

BLOG

Let It Rock

O veículo foi entregue de volta aos integrantes da banda em um episódio do programa "Caçadores de Relíquias"

Você conhece o programa Caçadores de Relíquias, do History Channel? Pois os apresentadores do programa, Mike Wolfe e Frank Fritz, localizaram um tesouro e tanto para os fãs de rock: a primeira van usada pelo Aerosmith em turnês, na década de 1970.

O veículo, na verdade, foi encontrado por um homem chamado Phil, que, em 2005, comprou uma nova casa em Massachusetts, nos EUA: a van estava perdida em um matagal nos fundos da casa, tomada por plantas, e parcialmente enterrada em sujeira. No veículo havia um desenho no estilo dos quadrinhos Keep on Truckin, que eram populares nos anos 1960, e também o nome "Aerosmith". Phil decidiu chamar Wolfe e Fritz para investigar - e acertou em cheio.

A primeira van usada pelo Aerosmith, encontrada no meio de um matagalFoto: Divulgação/History Channel

Os apresentadores convocaram Ray Tabano, membro fundador da banda, para dar uma olhada na van - afinal, o desenho podia simplesmente ter sido feito por um fã do grupo. Mas Tabano confirmou que o veículo, do modelo popular International Harvester Metro, fabricado em 1964, havia mesmo sido comprado pelo Aerosmith quando os integrantes estavam iniciando a carreira musical. "Parece assustador pensar em quanto tempo se passou", comentou Tabano, no episódio que foi ao ar no History Channel. "Faz mais de 40 anos que andamos nisso. Tive um flashback de quando fundamos o Aerosmith - porque foi demais, sabe? De repente, surgiu algo em que praticamente morávamos. Era nosso camarim, também, como um hotel sobre rodas."

Tabano apresentou fotos antigas da banda usando o veículo, e afirmou que o logo pintado do lado de fora foi a primeira vez em que o nome do grupo foi escrito em algum lugar. Ele foi o primeiro guitarrista do Aerosmith, e também responsável pelo design do logo e merchandise da banda. No episódio, os integrantes receberam de volta o veículo, totalmente restaurado. Os planos agora são entregar a van ao Museu do Hall da Fama do Rock, que fica em Cleveland.

Matérias Relacionadas