"White Ladder", de David Gray, volta ao mercado em edição especial

15.11.2019 | 10h15 - Atualizada em: 15.11.2019 | 10h13
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
David Gray também aproveitou para confirmar uma turnê

BLOG

Mundo Itapema

Completando duas décadas de lançamento, o álbum ganha nova versão no próximo mês de fevereiro

Relançamentos e edições comemorativas parecem estar em alta no mundo da música: o mais recente anúncio do tipo veio de David Gray, que está programando para 14 de fevereiro de 2020 a volta às lojas de seu seminal álbum White Ladder. O artista britânico também aproveitou para confirmar uma turnê; com quatorze datas na Europa a partir de março do ano que vem, antes de seguir para a América do Norte depois de julho - nos shows, Gray vai apresentar o disco na íntegra, acompanhado pela banda com quem ele originalmente gravou o material. Não só isso: os instrumentos e equipamentos usados no registro também vão estar no palco. As apresentações também vão contar com outros grandes sucessos da carreira do músico.

A nova edição de White Ladder, remasterizada, chega nos formatos CD duplo, LP quádruplo, LP duplo colorido, e digital - é a primeira vez, aliás, que o material é lançado em vinil. O álbum vem acompanhado de extras como canções inéditas, lados B e demos; além de, nas versões físicas, um livreto com notas do próprio Gray a respeito da concepção, gravação e turnê do disco original. "Foi um trabalho que veio do nada e roubou os corações de muita gente no mundo todo, mudando totalmente a minha vida no processo", escreveu o artista, no anúncio oficial da novidade. "É um álbum único, com uma história inesquecível; cheio de faixas escritas de coração aberto e com uma energia emocional crua. Vinte anos depois, parece que White Ladder está tão vivo na mente das pessoas quanto sempre esteve."

A capa de "White Ladder", de David GrayFoto: Divulgação

O sucesso de White Ladder, que vendeu mais de sete milhões de cópias ao redor do mundo, é considerado uma das grandes influências por trás do surgimento de vários cantores-compositores em formato acústico ao longo dos anos 2000 - uma linhagem que chega até 2019, com nomes como Ed Sheeran. O irônico é que disco foi o que, no mundo do cinema, é chamado de "sleeper hit": um produto que não é um sucesso explosivo e imediato; mas que aos poucos, acumulando vendas (ou bilheteria, no caso dos filmes), garante um lugar na galeria de obras memoráveis. White Ladder levou um ano para aparecer nas paradas de mais vendidos da Grã-Bretanha, para só depois chegar ao primeiro lugar - e permanecer no Top 100 por nada menos que três anos, sustentado por singles como Babylon, Please Forgive Me e Sail Away. Até hoje, o registro permanece na lista dos 30 álbuns britânicos mais vendidos de todos os tempos.

Confira a tracklist completa da nova edição de White Ladder abaixo. A pré-venda está disponível aqui.

Please Forgive Me
Babylon
My Oh My
We're Not Right
Nightblindness
Silver Lining
White Ladder
This Year's Love
Sail Away
Say Hello, Wave Goodbye

Extras

Lights Of London
Over My Head
Monday Morning
Tired Of Me
Roots Of Love
Walking In Circles
Through To Myself
Over My Head (demo)
What On Earth (demo)
Silver Lining (demo)
This Year's Love (demo)
Please Forgive Me (demo)

Matérias Relacionadas