Yamandu Costa e Rogério Caetano celebram o Dia Nacional do Choro com clássico de Pixinguinha

23.04.2020 | 14h59 - Atualizada em: 23.04.2020 | 15h08
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
VB01 Divulgação

BLOG

Giramundo

Hoje, 23 de abril, é o Dia Nacional do Choro, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha. Para comemorar, Yamandu Costa e Rogério Caetano recriam o clássico "Vou Vivendo".

Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou simplesmente, Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador. Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, ele definiu a forma musical do choro e expandiu o horizonte sonoro conhecido até então. Hoje, 23 de abril, é o Dia Nacional do Choro, em homenagem à data nascimento de Pixinguinha. Para comemorar, Yamandu Costa e Rogério Caetano revivem o clássico do mestre com coautoria de Benedito Lacerda, "Vou Vivendo", de 1946.

DDC02Imagem: Divulgação

O choro entra na cena musical brasileira em meados e finais do século XIX, e nesse período se destacam Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia. O século XX traria uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas e arranjadores, entre eles, com destaque, Pixinguinha. Flautista profissional desde os 14 anos, admirado pelo virtuosismo e a rara capacidade de improvisação, o autor de "Carinhoso", de 1928, que ganharia letra de João de Barro em 1937, foi o principal responsável pela concretização de uma nova realidade musical popular, baseada na formação flauta-violão-cavaquinho.

Como parte da série "Visita Boa", destaque de seu canal oficial no YouTube, em que Yamandu Costa recebe convidados especiais, o músico gaúcho gravou uma versão de "Vou Vivendo" com Rogério Caetano e escreveu: "Dia 23 de Abril se comemora o aniversário do nosso grande Pixinguinha, compositor fundamental para a nossa música brasileira. Esse choro tem uma melodia muito bem construída e repleta de emoção. Tocar com Rogério Caetano é misturar tudo o que há de bom, amizade, excelência e muito contentamento! Espero que brindem conosco o dia nacional do choro através dessa interpretação. Viva o choro!"

Matérias Relacionadas