• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Performance Orquídea chega a Florianópolis com apresentações gratuitas

Maria Coelho Por Maria Coelho
10/08/2026
Tempo de Leitura: 3 mins
Performance Orquídea chega a Florianópolis com apresentações gratuitas

Barbara Biscaro, Lela Martorano e Lucila Vilela / Crédito: Suelen Grimes

   

O livro A Orquídea, a Nuvem, a Borboleta, lançado pela artista visual e pesquisadora Lucila Vilela em 2020, foi o ponto de partida para a performance Orquídea. Inovadora para o seu tempo, Loïe Fuller encantou o público nos palcos parisienses do início do século XX com figurinos que não apenas ampliavam os movimentos do corpo, mas também funcionavam como superfícies para projeções luminosas. Em constante transformação, as imagens evocavam formas de orquídeas, nuvens e borboletas.

“Loïe Fuller foi uma multiartista, símbolo da Art Nouveau e pioneira da dança moderna. Ela utilizou projeções de lanterna mágica e experimentou diferentes recursos de figurino, iluminação e cenário. Com seu traje e sua dança inovadora, criava imagens que lembravam uma orquídea, uma nuvem ou uma borboleta — figuras que inspiram o nome do nosso projeto”, explica a artista e pesquisadora Lucila Vilela.

Das páginas para o corpo. O encontro entre as artistas Barbara Biscaro, Lela Martorano e Lucila Vilela marcou uma nova etapa da investigação sobre o repertório de Fuller. As diferentes linguagens de cada uma passaram a dialogar em cena. O resultado dessa soma foi exibido pela primeira vez em 2023, durante a terceira edição do Festival Loïe, em Florianópolis. Dois anos depois, o trio foi contemplado pelo Prêmio FIK UDESC 2025, oportunidade que permitiu aprofundar ainda mais essa pesquisa artística.

A conquista do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (Edição 2025), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), tornou possível a circulação da performance Orquídea por quatro cidades catarinenses. São Joaquim, Canelinha e Balneário Camboriú receberam a programação no último mês, agora é a vez de Florianópolis. Serão duas apresentações gratuitas no dia 14 de agosto, às 19h, no Espaço 2 do CEART/UDESC. E a última em 11 de setembro, às 20h, no Teatro Carmen Fossari (UFSC).

“O fato de sermos três artistas experientes, cada uma com uma trajetória sólida em sua área, faz com que o resultado seja uma espécie de bricolagem. O flamenco, a voz e o universo de Loïe se encontram porque nós três também nos encontramos. Sobrepomos esses materiais até que eles se transformem em algo novo, híbrido. Essa mistura tornou o processo extremamente divertido para nós e acredito que seja justamente isso que também desperte o interesse do público”, afirma a atriz e cantora Barbara Biscaro.

A atmosfera imagética da Orquídea também se constrói a partir de outros elementos fundamentais para compreender o universo de Loïe Fuller. O figurino criado pelo estilista Giba Duarte, e a cenografia, assinada por Elaine Nascimento, desenha um espaço onde corpo, voz, imagem e luz se entrelaçam, ampliando a experiência sensorial da performance

SERVIÇO
Data: 14 de agosto, 19h
Local: CEART/UDESC – Espaço 2
Avenida Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi

Data: 11 de setembro, às 20h
Local: Teatro Carmen Fossari (UFSC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade)
Entrada gratuita 

Tags:
Matéria Anterior

Djavan celebra 50 anos de carreira com turnê nacional

Próxima Matéria

Seleção oficial dos filmes que integram o FAM 30 anos

Relacionadas Posts

Stevie Wonder comemora 50 anos de “Songs In The Key Of Life” com gravações inéditas
Agenda Itapema

Stevie Wonder comemora 50 anos de “Songs In The Key Of Life” com gravações inéditas

Por Maria Coelho
29/09/2026
Um noite para celebrar os 30 anos de CASACOR em Santa Catarina
Agenda Itapema

Um noite para celebrar os 30 anos de CASACOR em Santa Catarina

Por Redação Itapema
29/09/2026
MuyCinema chega à 8ª edição aproximando o cinema uruguaio da produção catarinense
Agenda Itapema

MuyCinema chega à 8ª edição aproximando o cinema uruguaio da produção catarinense

Por Redação Itapema
29/09/2026
Cordas a Dois leva cantigas de roda para crianças da Grande Florianópolis
Agenda Itapema

Cordas a Dois leva cantigas de roda para crianças da Grande Florianópolis

Por Redação Itapema
29/09/2026
Uma viagem musical pela Transiberiana chega ao palco do TAC
Agenda Itapema

Uma viagem musical pela Transiberiana chega ao palco do TAC

Por Redação Itapema
29/09/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados