• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Mundo Itapema

Seleção oficial dos filmes que integram o FAM 30 anos

Maria Coelho Por Maria Coelho
10/08/2026
Tempo de Leitura: 3 mins
Seleção oficial dos filmes que integram o FAM 30 anos

Filme "Virtuosas" / Crédito: Divulgação Panvision

   

O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2026 concluiu nesta segunda-feira (10), a divulgação  dos filmes que integram a 30ª edição. O Festival revela agora os títulos da Mostra Competitiva Longas e das Mostras Convidadas. A seleção oficial reúne 37 filmes distribuídos em sete mostras competitivas e outros nove títulos convidados, incluindo o tradicional Filme de Abertura.

Com um total de 46 produções  de nove países na programação, o FAM 2026 retorna ao centro da capital e ocupará o Teatro Álvaro de Carvalho, entre 3 e 9 de setembro, um dos espaços culturais mais emblemáticos de Florianópolis (SC) e que foi o primeiro cinema de rua da Capital. O novo palco reforça o caráter histórico da edição que celebra três décadas dedicadas à difusão e ao fortalecimento do cinema latino e ibero-americano. 

A Mostra Longas completa a seleção de filmes das mostras competitivas, anunciadas parcialmente na semana passada, e reúne três produções nacionais e três internacionais, com obras que percorrem diferentes territórios, personagens e temas contemporâneos. Do Rio de Janeiro vem “Apopcalipse Segundo Baby”, de Rafael Saar, uma viagem em primeira pessoa pela trajetória da cantora Baby do Brasil. De Brasília, “Mapas”, de Rafael Lobo, acompanha Júlia e Sérgio na busca por Rebeca, uma cicloativista desaparecida. Já a coprodução “O Pai e o Pajé”, de Iawarete Kaiabi, Felipe Tomazelli e Luís Villaça, realizada entre Natal (RN) e Mato Grosso, conta a história de Iawarete Kaiabi e aborda a exploração e as ameaças enfrentadas por seu povo.

Do Uruguai, em coprodução com o Rio Grande do Sul, chega “Quemadura China”, de Verónica Perrotta. O filme acompanha as irmãs siamesas Annie e Dani diante do desafio da separação física, em um processo tão cirúrgico quanto existencial. Do Equador, “Mama”, de Ana Cristina Benítez, retrata a trajetória de Ana após receber o diagnóstico de um câncer de mama em estágio avançado. Fechando a seleção, “Un Futuro Brillante”, coprodução entre Uruguai, Argentina e Alemanha, apresenta Elisa, uma das últimas jovens escolhidas para partir rumo ao Norte, uma espécie de terra prometida onde a história está sendo construída.

Além das sete Mostras Competitivas, o FAM exibirá nove filmes convidados. A Mostra ICPlay será apresentada de forma on-line e reúne cinco títulos, enquanto a Mostra Conversas FAM contará com três produções. Entre elas “Querido Mundo”, de Miguel Falabella e Hsu Chien, “O Sangue Que Aterra Guarda”, de Patricia Miranda e o documentário “Caminhos do Desejo”, primeiro longa do diretor Andrey Santiago, que resgata a história do filme catarinense “O Preço da Ilusão”, considerado perdido. A obra será exibida em sessão especial realizada em parceria com a Cinemateca Catarinense, em comemoração aos 40 anos da instituição. A programação inclui ainda o tradicional Filme de Abertura, que apresenta a obra de ficção catarinense “Virtuosas”, de Cíntia Domit Bittar, com Bruna Linzmeyer no elenco.

Ao longo de sete dias de programação, o público poderá acompanhar ao todo dez mostras entre competitivas e convidadas do FAM 30 anos. Os filmes das Mostras Competitivas concorrem aos prêmios de Melhor Filme concedidos pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular em cada categoria.

 A programação com os horários das exibições está programada para ser anunciada na próxima segunda-feira, dia 17. As atualizações das atividades podem ser encontradas no site famdetodos.com.br e nas redes sociais @famdetodos.

Tags:
Matéria Anterior

Performance Orquídea chega a Florianópolis com apresentações gratuitas

Próxima Matéria

Entrelaços estreia turnê com show em Florianópolis

Relacionadas Posts

Ivan Busic reafirma sua conexão com o blues em novo álbum
Mundo Itapema

Ivan Busic reafirma sua conexão com o blues em novo álbum

Por Redação Itapema
03/08/2026
Ivan Lins revisita sua obra em clima de samba no álbum “Sambadouro”
Mundo Itapema

Ivan Lins revisita sua obra em clima de samba no álbum “Sambadouro”

Por Redação Itapema
02/08/2026
Angus & Julia Stone lançam “Celestial Bodies”, novo single do álbum “Karaoke Bar”
Mundo Itapema

Angus & Julia Stone lançam “Celestial Bodies”, novo single do álbum “Karaoke Bar”

Por Redação Itapema
31/07/2026
FKJ e Lucy Park se unem no single “How Much Does It Take to Shift It All”
Mundo Itapema

FKJ e Lucy Park se unem no single “How Much Does It Take to Shift It All”

Por Redação Itapema
31/07/2026
João Bosco celebra 80 anos com álbum de duetos e nova turnê
Mundo Itapema

João Bosco celebra 80 anos com álbum de duetos e nova turnê

Por Redação Itapema
30/07/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados